Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/08/15 às 11h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

HRAN encerra semana Mundial de Aleitamento Materno

Atividades reforçam a importância da Amamentação

BRASÍLIA (10/8/15) – Como encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM, que este ano, teve como tema “Amamentação e Trabalho, para dar certo o compromisso é de todos”, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) preparou uma programação especial para encerrar as atividades de estímulo à importância da amamentação.

Na última sexta-feira (7), a comemoração de encerramento foi realizada no 2º andar, com a participação das Unidades de Maternidade, UCIN e Banco de Leite Humano (BLH) e a Direção do Hran. Durante o encontro houve apresentação musical ao vivo, com repertório de clássicos da MPB, sessões de cuidados com a pele e aula de auto maquiagem com consultoras de cosméticos para as mães internadas e também para as doadoras. Como acontece tradicionalmente, aos convidados foi entregue o símbolo da SMAM, o laço dourado e a carta explicativa de seu significado.

O tema da SMAM 2015 reforça a importância do apoio das empresas e instituições à trabalhadora que está amamentando, quando essa retorna para sua rotina laboral, no sentido de garantir a continuidade ao aleitamento materno, como sendo imprescindível para o crescimento e melhor desenvolvimento da criança.

O Hospital Regional da Asa Norte, é uma regional que tem um grande número de servidoras que trabalham em regime de plantão e amamentam seus filhos, e por isso a Direção está envidando esforços no sentido de criar uma sala de apoio a amamentação, lugar destinado a coleta de leite humano, para essas profissionais.

Sala de Apoio à Amamentação – surgiu da necessidade de incentivar a continuidade na produção de leite materno, da mulher que fica afastada de seu filho por ocasião do retorno ao trabalho. “Estas salas são destinadas à extração do leite humano, que poderá ser levado para a criança que fica em casa, aumentando assim a prevalência do aleitamento materno”, ressalta a coordenadora do BLH/Hran, enfermeira Soyama Brasileiro.