Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/15 às 19h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

HRAN faz mutirão para detecção de Hanseníase

COMPARTILHAR

Alunos da rede pública serão avaliados clínica e laboratorialmente

BRASÍLIA (25/8/15) – A Unidade de Dermatologia do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) realizará, de 26 a 28 de agosto, mutirão para investigação da Hanseníase em crianças.

Três especialistas irão atender meninos e meninas selecionados, a partir do levantamento feito em duas escolas da Rede Pública de Ensino, e previamente agendadas. A seleção foi feita com base na campanha de combate à hanseníase, que teve início em 17 de agosto, objetivando avaliar 30 mil estudantes de escolas públicas. Na Regional de Saúde Norte foram escolhidos a Escola Classe do Varjão e o Centro de Ensino do Lago Norte, que totalizaram 1,5 mil alunos.

Os estudantes receberam a ficha de autoimagem, que consiste em um questionário para ser respondido em casa, com ajuda dos pais ou responsáveis, e tem o objetivo de fazer a identificação de manchas na pele.

Dentre as fichas devolvidas, 25 foram pré identificadas para investigação da Hanseníase. A partir dessa seleção, foi estabelecida a agenda de atendimento para dar continuidade ao processo investigativo da doença.

O mutirão vai dar início a investigação clínica e laboratorial da doença. Os pacientes que tiverem o diagnóstico comprovado, serão agendados para dar início ao tratamento ambulatorial, que consiste na terapia medicamentosa, com duração de 9 a 18 meses, conforme a apresentação da doença, que varia entre Multibacilar e Paucibacilar.