Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/18 às 17h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Hran promove 2ª Semana de Segurança do Paciente

Foto: Matheus Oliveira

 

 

A II Semana de Segurança do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) começou nesta segunda-feira (9). O evento vai até sexta-feira (13) e tem o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde sobre os protocolos que reduzem ou eliminam riscos para os pacientes.

 

Na abertura do evento, a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Martha Gonçalves Vieira, fez uma analogia entre o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hran e uma viagem de avião, que pode ter eventos inesperados.

 

“Essa metáfora é interessante, porque, até bem pouco tempo, as pessoas tinham medo de viajar de avião, mas as normas de segurança internacionais foram se aprimorando, descobrindo as fragilidades, afinando as regras e regulamentos, ao ponto de termos hoje um transporte dos mais seguros e assim deve ser com relação ao nosso trabalho”, disse.

 

O diretor do Hran, José Adorno, destacou que a segurança do paciente é um processo construído diariamente. “A alta gestão deve estar alinhada a todos os outros níveis da unidade hospitalar, pois não se faz segurança de paciente sem processos e fluxos de trabalho discutidos, bem definidos e apreendidos por toda equipe”, frisou.

 

Para o subsecretário de Vigilância à Saúde (SVS), Marcos Vinicius Quito, a segurança do paciente passa por todos os níveis de atenção, desde a vigilância epidemiológica com monitoramento, intervenções e fiscalização das atividades, até a assistência com a garantia da operacionalidade do atendimento eficaz e eficiente.

 

Também presente na abertura do evento, a especialista do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, Luciana Yune Ue, destacou o papel da pasta na evolução do programa. “O Ministério da Saúde tem dado apoio aos projetos que visam contribuir com a segurança do paciente e qualidade dos serviços”, destacou.

 

PROGRAMAÇÃO – O evento conta com apoio do Hospital Moinhos do Vento, de Porto Alegre (RS), e do Banco de Brasília. Entre os assuntos do evento estão: Time engajado x Paciente seguro, Nutrição segura, Medição em segurança: desenvolvimento do potencial humano, Diretrizes de um programa de gerenciamento do uso de antimicrobianos, e outros temas.

 

Entre os palestrantes estão o médico e diretor do Hran, José Adorno; o executivo coaching, Marcello Antunes; o médico infectologista, Felipe Teixeira; a representante do Ministério da Saúde, Luciana Yumi; a enfermeira no Hospital Moinhos do Vento, Fernanda Boaz; e a MBA em Gestão por competências e psicologia positiva, Zuldene Cipriano Guimarães Gomes.

 

Confira a programação completa.

 

 

Ailane Silva e Regina Medeiros, da Agência Saúde

 

 

 

 

2ª Semana Segurança do Paciente no HRAN