Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/15 às 11h43 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hran promove encontro de cuidadores na atenção domiciliar

COMPARTILHAR

O evento é caracterizado como uma ferramenta de promoção à saúde

BRASÍLIA (2/7/15) – O Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (Nrad) da Coordenação Geral de Saúde da Asa Norte (Hran) realiza nesta quinta-feira (2), o encontro de Capacitação de Cuidadores e Familiares, no grande auditório do Hospital, das 15h às 17hs.

Segundo Dra Vanessa Vasconcelos, Médica da Família e Comunidade e chefe do Nrad, “o objetivo do encontro é capacitar os cuidadores dos pacientes admitidos no programa de internação Domiciliar (Pid), por meio de palestras, dinâmicas de grupo, roda de conversas, apresentação de vídeos, dentre outras metodologias, abordando temas ligados à rotina diária de cuidados no domicílio.

Público alvo – Cuidadores formais (pessoas com treinamento e qualificação) e informais (familiares) de pacientes inseridos no programa de internação domiciliar (Nrad/Hran). Esse encontro é realizado duas vezes por ano e consiste em uma ferramenta de promoção da educação em saúde no contexto domiciliar e comunitário. Os participantes têm à disposição, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, a partir das 14h, o grupo terapêutico, coordenado pela psicóloga da equipe

Programa de Internação Domiciliar – a assistência domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde realizada por equipe multiprofissional específica para esse fim. O atendimento em domicílio é oferecido aos pacientes que atendam aos critérios de elegibilidade do programa e apresentam quadros clínicos crônicos agravados, ou seja, que exijam cuidados que superam aqueles oferecidos pela atenção primária. Atualmente, o Nrad da regional norte presta assistência a 70 pacientes cadastrados no programa.

O Pid buscar promover a qualidade de vida do paciente crônico acamado, apoiar e dar subsídios ao cuidador formal e/ou familiar por meio da assistência, orientação e treinamento conforme os planejamentos da equipe multiprofissional.

Ainda como parte da promoção da educação em saúde no contexto domiciliar, no próximo dia 06 (segunda-feira), a equipe do Nrad será acrescida de um especialista da unidade de queimados, do Hran, que irá abordar as ações de prevenção de queimaduras.

 

Programação

1) Apresentação e acolhimento dos participantes
2) Palestra sobre Prevenção de Queimaduras no domicílio
3) Apresentação do Tema: O lixo na Assistência Domiciliar
Convidada: Jaqueline
Coordenadora da Segurança do Paciente e Gerência de Risco
4) Intervalo – lanche
5) Apresentação do Tema: Higienização geral nos cuidados com o paciente
Equipe de enfermagem do NRAD
6) Encerramento e sorteio de brindes
Outras informações: 8136-7424