Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/20 às 18h51 - Atualizado em 2/04/20 às 11h56

Hran recebe doação de equipamentos para terapia intensiva

Aparelhos serão suficientes para compor oito leitos de atendimento

 

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recebeu a doação de equipamentos que irão auxiliar no atendimento a pessoas que necessitam de terapia intensiva. Um ventilador mecânico importado, doado pela Kyoto Motors, e três monitores de sinais vitais com mais três bombas de sinais vitais, doados pela Brasal e entregues pela Unicom, já chegaram à Secretaria de Saúde.

 

“A Brasal está nos doando equipamentos para oito leitos de atendimento. Já recebemos alguns deles e ainda chegarão oito ventiladores pulmonares, cinco monitores e mais cinco bombas de sinais vitais”, destaca o subsecretário de Infraestrutura, Isaque Albuquerque.

 

O secretário de Saúde Francisco Araújo ressalta a importância da chegada desses aparelhos à Secretaria neste tempo de enfrentamento do coronavírus. “Eles chegam em um momento em que há maior demanda por terapia intensiva. Cada paciente que necessita ser entubado também precisa de um monitor”, frisa o subsecretário. Para o gestor “o momento é de união de esforços entre governo e sociedade e este é um grande exemplo dessa união”, concluiu.

 

Isaque ainda lembra que quando essa pandemia passar, os equipamentos já estarão incorporados à Secretaria de Saúde e auxiliarão no atendimento aos pacientes da rede pública de saúde do DF.

 

DOAÇÕES – No dia 24 de março, o GDF publicou o Decreto n. 40.559, criando o Comitê Emergencial Covid-19. O texto fala sobre a possibilidade de o governo receber doações de diversas naturezas, sem qualquer tipo de ônus ou encargo ao DF.

 

A rede de captação de doações é composta por integrantes de diversos órgãos e entidades, como as secretarias de Economia, Saúde, Orçamento, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Justiça e Cidadania, Gestão Administrativa, Economia e Fazenda e Planejamento.

 

Além delas, também fazem parte representantes da Controladoria-Geral, Casa Civil, Banco de Brasília, Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fercomércio/DF), Federação das Indústrias (Fibra/DF), Federação da Agricultura e Pecuária (Fape/DF), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-DF), Associação Comercial (ACDF), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/DF), Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  (Sebrae) e Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do GDF.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação