Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/20 às 16h45 - Atualizado em 12/06/20 às 16h22

Hospital do Guará implementa barreiras de isolamento no refeitório do hospital

Ideia foi inspirada nas barreiras montadas no HRG

 

GUILHERME PEREIRA, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Fotos: Divulgação/Secretaria de Saúde

Com a pandemia de Covid-19 os servidores da Secretaria de Saúde têm usado a criatividade para criar medidas de segurança, além do uso dos EPIs disponibilizados nas unidades. Pensando em uma forma de se manter este isolamento durante as refeições, a chefe do Núcleo de Nutriçao do Hospital Regional do Guará (HRGu), Rosemary Caldas Pereira, adaptou uma espécie de barreira para o refeitório do hospital.

 

O equipamento é feito com canos de poliestireno de 2 mm. A ideia surgiu a partir da criação de um equipamento semelhante já utilizado no Hospital Regional do Gama (HRG). Ao vê-los, a servidora diz que quis implementá-los no HRGu. “Peguei um tutorial com a Maria Rosa Cruzeiro (servidora do HRG que idealizou a ideia) e pedi ao diretor administrativo do hospital que viabilizasse a montagem das barreiras”, conta.

 

Rosemary explica que as estruturas são higienizadas imediatamente após a refeição de cada servidor. “A higienização é feita a cada saída do funcionário pós-refeição é utilizado álcool líquido a 70% de uso hospitalar borrifado e papel toalha descartável nas superfícies das mesas, cadeiras e barreira protetora e colocado um novo jogo americano descartável. Ao término da distribuição das refeições é feita a higienização terminal com água, detergente neutro e hipoclorito de sódio a 1%”.

 

Na última quarta-feira (10), foram fixadas mensagens de apoio e agradecimento aos profissionais da Saúde. “Gostamos muito de falar no nosso dia a dia no HRGu a seguintes frase: juntos em prol de todos”, conclui.