Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/21 às 16h20 - Atualizado em 4/05/21 às 16h54

“HRL por você, para você” leva afeto a pacientes internados com covid-19

COMPARTILHAR

Caixa colocada na recepção do pronto-socorro do Hospital da Região Leste recebe cartas e mensagens destinadas aos pacientes

 

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Pacientes ganham momento de descontração e alegria enquanto tratam a covid-19 – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Para levar mais afeto aos pacientes internados com covid-19 nesse momento tão difícil, longe da família e sem contato físico na unidade hospitalar, o Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, iniciou, no mês de abril, o projeto “HRL por você, para você”, idealizado pela equipe de enfermagem do pronto-socorro (PS).

 

Uma caixinha foi colocada à disposição dos familiares, na recepção do hospital, para que deixem cartas aos pacientes. A caixa foi personalizada com os dizeres “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. No local estão disponíveis canetas e papeis coloridos para que a família dê seu toque pessoal à carta. Diariamente, o correio do PS recolhe o material e entrega aos seus queridos destinatários.

 

Um mural foi montado na entrada do pronto-socorro – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Além das mensagens de carinho e afeto, a equipe promove momentos musicais para tornar o ambiente mais leve. “Pesquisamos as músicas preferidas de cada paciente e colocamos como som ambiente nos momentos apropriados”, conta a Gerente de Emergência do HRL, Cláudia Maria Mithie Suda Costa Joffily.

 

Nos fins de semana, mais uma atração para aliviar os dias difíceis: o técnico de enfermagem Elias Lisboa toca violão e a equipe canta junto com os pacientes. “Eu levo o violão e nós cantamos algumas canções e sempre deixamos uma mensagem de motivação, fé e esperança para eles”, relata. “É um momento de grande emoção”, completa Cláudia.

 

Música e cartas

 

Ao som do violão do técnico de enfermagem, Elias Lisboa, os pacientes receberam cartinhas feitas pelas filhas do servidor. O registro do carinho pode ser visto em um mural criado na entrada do local de internação do pronto-socorro.
Veja o vídeo mostrando o trabalho da equipe do HRL:

 

 

Retorno positivo

 

Segundo a gerente, o retorno tem sido muito positivo tanto para os pacientes quanto para os servidores. “Os pacientes ficam felizes, emocionados. Isso traz um incentivo ao tratamento e afeta diretamente a recuperação deles”, diz. Além disso, ameniza também o dia a dia de trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente. “Os servidores ficam motivados, pois temos mais de um ano de pandemia e a equipe está exausta”, desabafa.

 

Música alegra também o dia a dia de trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Os familiares, durante o Boletim Médico, foram avisados sobre a ação e ficaram satisfeitos em saber do acolhimento. “Esperamos que os pacientes se sintam abraçados, cuidados e a solidão típica do tratamento hospitalar da Covid-19 seja diminuída”, destaca Cláudia. “Queremos também que os familiares percebam nossa assistência afetiva e tenham o sofrimento pela distância dos entes queridos amenizado”, finaliza.

 

Decoração colorida, carinho e afeto

 

Além dessas ações, outras ideias surgiram para ampliar o atendimento humanizado no local. A equipe está implementando o prontuário afetivo – que além dos dados do paciente traz músicas preferidas, time do coração e outras informações sobre a personalidade.

 

As cartas são entregues nos leitos dos pacientes – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Pelos corredores, uma decoração colorida com flores e luzes alegra o ambiente. Quem passa pela saída da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) pode ver um quadro em que constam as iniciais de pacientes que tiveram alta e venceram a Covid. A enfermaria do andar que também possui pacientes em tratamento para a Covid-19 recebeu decoração diferenciada, com palavras de força para quem está chegando.

 

Durante as refeições, mensagens de “bom dia”, “boa recuperação” e palavras motivadoras “força”, “fé”, “esperança”, “saúde” são colocadas nas bandejas de refeições para os pacientes como forma de levar ânimo.

 

Paciente registra o momento em que a equipe passa no leito de internação – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Para os que estão atuando na linha de frente, as chefias, direção hospital e gerentes prepararam uma homenagem: um mural com os nomes de cada um e palavras de agradecimento pelo trabalho e dedicação durante a pandemia. Um outro cantinho foi montado com fotos da equipe.

 

GALERIA DE FOTOS:

 

Projeto HRL por você e para você (30.04.2021)