Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/03/16 às 19h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

HRT comemora 42 anos

Evento contará com apresentação musical para pacientes

BRASÍLIA (1/3/16) – A Superintendência da Região Sudoeste, da Secretaria de Saúde do DF, comemora, nesta quarta-feira (2), os 42 anos de inauguração do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O evento oficial será no auditório do 5º andar da unidade e contará com culto ecumênico, mensagem musical, considerações das autoridades presentes e coffee break. A solenidade está programada para começar às 9h30.

Para promover uma manhã diferente aos pacientes do HRT, o músico João Filho vai fazer uma apresentação de saxofone pelos corredores da instituição. “Levar música para aqueles que estão precisando de boas energias e de alegria me deixa muito satisfeito”, diz.

O HRT é uma das maiores do DF. Por ano, atende 253 mil pacientes no pronto-socorro, nas áreas clínica médica, ginecologia, obstetrícia, pediatria, odontologia, cardiologia, ortopedia, cirurgia geral e otorrino e urologia.

O ambulatório atende 25 especialidades, entre elas cirurgia vascular, dermatologia, nefrologia, oftalmologia e fisioterapia. Anualmente, atendecerca de 152 mil pacientes.

Na internação, são 375 leitos nas áreas de cardiologia, clínica médica, pediatria, neonatologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, ortopedia e UTI adulto e infantil.Anualmente, são atendidos 16,8 mil pacientes.

HISTÓRIA – O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) começou a ser projetado em 1965, quando Francisco Pinheiro da Rocha era secretário de Saúde do DF e resolveu ampliar o número de Hospitais Distritais. Em 1967, Taguatinga já era a mais importante região administrativa de Brasília e não contava com um hospital distrital.

Em 1974, foi concluída a construção do HRT com 36 mil metros quadrados, capacidade de internação para 400 leitos, atendimento ambulatorial e o primeiro hospital a ser dotado com estação de tratamento de esgoto hospitalar do DF.