Governo do Distrito Federal
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3/09/19 às 12h24 - Atualizado em 4/09/19 às 10h25

HRT cria Rota Rápida para atendimentos de emergência pediátrica

Iniciativa prevê acolhimento ambulatorial para pacientes de classificação amarela

 

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) está implantando mais um recurso para atender os pacientes da Pediatria. De maneira rápida, as pessoas, preferencialmente com classificação de risco amarela, serão encaminhadas à Policlínica (dentro do ambulatório do HRT), que terá vagas para a demanda espontânea oriundas do Pronto-socorro. Chamada de Rota Rápida, a nova ferramenta está em funcionamento desde esta segunda-feira (2).

 

De acordo com a superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Lucilene Florêncio, a iniciativa foi idealizada “pensando em garantir o atendimento do maior número possível de pacientes, de maneira breve e eficiente. Por isso, buscamos reorganizar as agendas dos médicos pediatras da Policlínica, de maneira a atender a esta nova demanda. Também percebemos que alguns desses pacientes seriam os mesmos que as Unidades Básicas de Saúde poderiam inserir na regulação mais tarde”, reflete a gestora.

 

Para garantir que o paciente classificado no Pronto-socorro seja atendido na Policlínica, um profissional da equipe de atendimento levará a pessoa até o guichê da Pediatria. Lá, os atendentes devem inseri-lo na agenda do dia para a consulta.

 

“Caso necessite de exames, o médico faz o pedido imediatamente e se considerar necessária a internação, a providência também poderá ser feita via Ambulatório”, explica a diretora da Atenção Secundária,  Keila Lima.

 

EXPANSÃO – A diretora informou ainda que já está sendo estudada a implantação da ferramenta para outras áreas e que a próxima deve ser a Ortopedia. “Há muitos pacientes com classificação amarela, como, por exemplo, uma pessoa que chegar com lombalgia pode ser atendida no consultório da Policlínica, diminuindo o número de pacientes no Pronto-socorro”, explica Keila.

 

Para a superintendente Lucilene, a Rota Rápida é mais que uma forma de agilizar o atendimento. “Estamos criando condições para humanizar ainda mais o serviço oferecido no nosso sistema público de saúde. Estamos buscando novas maneiras de cuidar da população com os recursos que já temos”, conclui Lucilene.

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde

Arte: Rafael Ottoni/Saúde-DF