Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/19 às 13h29 - Atualizado em 29/08/19 às 16h09

HRT participa de evento do programa Mulheres pelo DF com orientações sobre câncer

COMPARTILHAR

Profissionais de várias especialidades estiveram à disposição da população

 

Médicos oncologistas, dentistas, dermatologistas, nutricionistas e equipe de Enfermagem do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) participaram, na tarde e noite desta terça-feira (27), do projeto Mulheres pelo DF. Os profissionais tiraram dúvidas e orientaram a população presente sobre os diferentes tipos de câncer, formas de prevenção e cuidados, conforme cada especialidade.

 

O evento, coordenado pela primeira dama, Mayara Noronha, foi realizado no DF Plaza, em Águas Claras, e ofereceu diversas oficinas, talk show e teatro.

 

Profissionais da Unidade Especializada em Tratamento Oncológico do HRT montaram um estande para informações e distribuição de folders. A equipe da Odontologia orientou sobre as formas de prevenir o câncer de boca; a de Nutrição, sobre o tumor colo retal.

 

“Em eventos como este a gente alcança pessoas que já estão em tratamento e que têm dúvidas sobre como acessar a saúde pelo SUS e a quais profissionais ele tem acesso. Ou mulheres, por exemplo, que descobriram um nódulo e não sabem onde buscar o primeiro atendimento. Mas nossa principal mensagem é dizer que o câncer pode ser prevenido”, explica a supervisora de Enfermagem da Unacon HRT, Laurene Passos de Sousa Silva.

 

Na oportunidade, os servidores apresentaram todos os profissionais que o hospital disponibiliza para atender aos doentes com câncer, como psicólogos, nutricionais, fisioterapeutas, dentistas e outros que contribuem para os cuidados com cada paciente.

 

O programa Mulheres Pelo DF tem o objetivo de gerar conhecimento, capacitação, empoderamento, autoestima e tirar mulheres de situações de violência doméstica. As atividades devem percorrer os diferentes territórios do Distrito Federal.

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF