Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/08/19 às 11h16 - Atualizado em 2/08/19 às 11h17

HRT recebe 70 novos voluntários para o segundo semestre

Os profissionais são da área da saúde e buscam ganhar experiência

 

Cerca de 70 voluntários se apresentaram para a primeira atividade no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), na manhã desta quinta-feira (1º de agosto). O acolhimento dos profissionais também foi de formação, com palestras sobre o funcionamento do hospital, destaque para as normas e exigências sobre infecção hospitalar, segurança do paciente e para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. A presença dos profissionais nas palestras é obrigatória para o exercício do voluntariado na unidade.

 

Em relação à infecção hospitalar, os voluntários receberam orientações sobre a Norma Regulamentadora 32, do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 32), com enfoque na política de adornos, pois a Anvisa estabelece o “adorno zero”. Também foram orientandos acerca da higienização das mãos e do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS) e outros temas importantes para o exercício das atividades dentro do hospital.

 

“Usar sapatos fechados, não usar joias, bijuterias ou os crachás pendurados são alguns exemplos dos cuidados que precisam ser observados para evitar contaminação ou acidentes com materiais contaminados”, listou a chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, Clara Boudens. Os temas foram apresentados de forma lúdica, com pequenas intervenções teatrais.

 

Já o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente alertou para a importância da identificação dos pacientes, os cuidados com acidentes dentro da unidade e a importância dessas notificações como rotina de trabalho. Um representante da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) falou rapidamente sobre o HRT ser classificado nesta categoria e os procedimentos que devem ser adotados para com as puérperas (mulheres com até 45 dias de paridas) e os recém-nascidos.

 

VOLUNTARIADO – Quem deseja ser voluntário no HRT precisa encaminhar um email para voluntarioshrt@gmail.com fazendo a solicitação. Em seguida, o candidato receberá uma resposta com a lista da documentação necessária para exercer a atividade, bem como as datas disponíveis para o ingresso. A carga horária mínima para o exercício do voluntariado é de duas horas semanais e o máximo de 40 horas.

 

Além dos novos voluntários, o hospital já contava com a colaboração de outros 70 profissionais que ingressaram no primeiro semestre e ainda permanecem em atividade. Não há um tempo mínimo ou máximo para atuar de maneira voluntária.

 

Josiane Canterle, a Agência Saúde

Foto: Divulgação/Saúde-DF