Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/13 às 21h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Identificação do paciente é tema de oficina no HMIB

COMPARTILHAR

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) realizou na manhã desta terça-feira (24), uma oficina com os servidores para discutir as seis metas de segurança do paciente lançadas neste ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Essa é a oitava oficina realizada no hospital. Já discutimos várias metas, hoje o tema foi a identificação correta do paciente”, comenta a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Fabiana Mendes.

As metas de identificação lançadas pela Anvisa são: identificação correta do paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição no uso e na administração de medicamentos; realização de cirurgia segura em sítio cirúrgico; procedimento e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções e avaliar os pacientes em relação ao risco de queda e úlcera por pressão, estabelecendo ações preventivas.

“O hospital têm tomado todas as providências para cumprir as metas de segurança do paciente. Inicialmente faremos a compra das pulseiras de identificação que serão usadas como projeto piloto na Unidade de Doenças Infecto Parasitarias (UDIP) para adquirir experiência. Após os testes, vamos expandir a nova identificação para o restante do hospital, qualificando assim a assistência no HMIB”, explica a diretora administrativa do HMIB, Gláucia Silveira.

Para a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Tânia Padovani, todas as oficinas têm sido maravilhosas. A servidora acredita que a iniciativa despertou um maior interesse da equipe em relação ao segurança dos pacientes.

“Reparei que aumentou o número de servidores que estão participando da oficina e fiquei muito feliz com isso, quanto mais envolvidos no projeto melhor para o hospital e pacientes”, comenta a enfermeira.

Os encontros para a discussão sobre a segurança dos pacientes ocorrem todas as terças-feiras, das 10h às 11h, na sala de reunião da gerencia de enfermagem e é aberta para todos os servidores do HMIB.

Ludmila Mendonça