Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/13 às 16h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Começa II Semana Distrital de Saúde da Criança

COMPARTILHAR

Especialistas participam de debates até sexta-feira (25)

O Núcleo de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (NUSC – SES/DF), em parceria com a Rede Cegonha do DF, promove até sexta-feira (25) a II Semana Distrital de Saúde da Criança, no auditório do Hotel Nacional.

“Essa iniciativa surgiu a partir de uma necessidade colocada pelos profissionais que atuam na assistência, de ter um momento de qualificação, debate, conversa e aperfeiçoamento na temática de saúde da criança”, afirma o chefe do NUSC, Cláudio Lima.

O evento que também conta com o apoio da Coordenação de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, é direcionado a médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e gestores das regionais de saúde. “Vamos trabalhar a promoção da saúde da criança com qualidade, de forma integral e humanizada”, comenta Cláudio.

Esse é o segundo ano consecutivo da Semana Distrital de Saúde da Criança. “Realizamos a anterior em 2012. Para este ano, trouxemos mais atores sociais e diversificamos os temas”, complementa.

Segundo a assistente social Maria do Socorro Nunes, do Centro de Saúde nº 02 de Ceilândia, o evento possibilita a troca de experiências com colegas de diversas áreas. “Esse é um momento de aprofundarmos os temas que desenvolvemos há muito tempo, além de adquirir novos conhecimentos e otimizar nosso trabalho”, diz.

Atenção à saúde do recém-nascido e da criança, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, os episódios de violência em crianças e adolescentes são alguns dos temas a serem abordados durante a semana.

A coordenadora dos Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno da SES/DF, Miriam Santos, atuará como mediadora da mesa redonda “Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”, nesta quarta-feira (23), quando será realizado o Encontro Distrital de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

“Queremos melhorar a qualidade da alimentação de nossas crianças. O DF tem uma prevalência alta de amamentação. Somos consideramos bons, porém, precisamos chegar à excelência e, para isso, precisamos melhorar nossos índices de aleitamento”, diz a coordenadora.

A II Semana Distrital será encerrada na sexta-feira (25), com o encontro dos avaliadores da iniciativa Hospital Amigo da Criança e com a Rede Distrital de Bancos de Leite Humano. Nesse dia, serão premiados seis locais por contarem com sala de apoio à amamentação, como a do Palácio do Buriti e a do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e as outras quatro do Governo Federal, além do credenciamento dos dez bancos de leite da SES/DF pelo Ministério da Saúde.

Patrícia Kavamoto