Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/05/15 às 12h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

III Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais de Saúde do Trabalhador

COMPARTILHAR

Planejamento estratégico da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador foi tema principal

BRASÍLIA (4/5/15) – O Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/DF) participou nos dias 29 e 30 de abril do III Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais de Saúde do Trabalhador, realizado no auditório da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O evento marcou o início da aproximação da equipe da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador (CGSAT) com os novos Coordenadores Estaduais de Cerest. Também esteve presente no encontro o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST/SVS/MS), Carlos Vaz.

Técnicos da CGSAT enfatizaram em suas apresentações a qualificação dos indicadores utilizados em saúde do trabalhador que permitiram a elaboração de critérios de análise da Renast, objetivando indicar graus de prioridade de atuação da CGSAT.

Os técnicos apontaram, ainda, a necessidade de fortalecer o funcionamento das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST), vinculadas aos Conselhos de Saúde, bem como inserir os trabalhadores no planejamento, preparação e monitoramento das ações de vigilância em saúde do trabalhador.

A diretora do Cerest/DF, Cláudia Magalhães, pontuou avanços do DF e destacou problemas decorrentes da persistência de questionamentos sobre limites entre as ações de vigilância e assistência, bem como entre saúde do trabalhador e saúde ocupacional.

“Houve consenso que o encontro trouxe orientações objetivas sobre os instrumentos de avaliação das ações de saúde do trabalhador pela coordenação nacional e foi fundamental para fortalecer a Renast”, destacou Cláudia.