Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/13 às 17h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Saúde realiza mutirão de combate à dengue em Taguatinga

COMPARTILHAR

Agentes de saúde vão inspecionar quintais em busca de criadouros do mosquito

Os moradores de Taguatinga recebem nesta terça-feira (05), o III Mutirão de Combate à Dengue, a partir das 9h, no Centro de Saúde Nº06, localizado no Setor C Sul – Área Especial 01 (atrás do Hospital São Vicente de Paula/HSVP).

Na abertura da campanha será assinado um Termo de Cooperação entre a Secretária de Saúde e a empresa de telecomunicações Vivo, com o objetivo de enviar mensagens telefônicas para conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). A ação integrada entre as instituições servirá, também, para preparar a cidade para o início das chuvas.

“É importantíssimo que todos participem dessa campanha. Muitas vezes as pessoas se esquecem de cuidar das suas plantas e de esvaziarem as piscinas das crianças e essa falta de cuidado é perigosa para elas e aos vizinhos”, declara Verenildes de Carvalho, servidora pública e moradora de Taguatinga há 25 anos.

Nesta etapa do mutirão os moradores da QNJ receberão a visita dos agentes comunitários que realizarão a inspeção nos quintais, bem como, vistoriar os possíveis objetos que poderão servir de abrigo aos mosquitos, como garrafas pet, vasos de plantas ou sujeira acumulada.

Memória:

Durante o I Mutirão de Combate à Dengue de Taguatinga, realizado, em março deste ano, em dois dias de trabalho foram recolhidos 25 caminhões de entulho. Foram retiradas carcaças de veículos, pneus velhos e peças inutilizadas que poderiam servir de ambiente para proliferação do mosquito da dengue. Na segunda edição a força-tarefa contra a dengue resultou no recolhimento de 850 toneladas de lixo na Nova QNL.

Neste ano, além das duas grandes mobilizações, a regional de Taguatinga realizou ações contínuas de combate ao mosquito, por meio de visitas aos moradores do Setor H Norte, M Norte e QNL (antiga e nova).

Os mutirões de combate à dengue em Taguatinga são realizados pela coordenação geral de Saúde de Taguatinga (CGST), equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e agentes de Vigilância Ambiental, representantes do Grupo Intersetorial de Planejamento de Ações e Combate à Dengue (Geiplan) e conta com a parceria da Administração de Taguatinga, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e DETRAN.

Claudete Nascimento