Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/15 às 17h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Inauguração da nova brinquedoteca do HMIB

COMPARTILHAR

Espaço traz mais conforto para as crianças

BRASÍLIA (21/8/15) – O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), em parceria com a organização filantrópica Almas Brasília Shriners Club, fará a inauguração da nova brinquedoteca para as crianças internadas, nesse sábado (22), às 9 horas.

A festa organizada para reunir crianças, servidores e voluntários contará com a presença de um coral, dos contadores de história do grupo Viva e Deixe Viver, dos voluntários amigos do hospital e do grupo Almas Brasília. Os gastos com obra e a revitalização foram custeados integralmente pelos voluntários da organização filantrópica com a ajuda de doações.

Segundo Cézar Morais Campos, integrante da organização, os Shriners compõem uma organização que existe há mais de 140 anos na América do Norte (Shriners International), onde mantém 23 hospitais pediátricos – 20 nos EUA, 2 no Canadá e 1 no México – que atendem gratuitamente pacientes carentes portadores de doenças deformantes que incluem problemas ortopédicos, queimaduras, fissuras labiopalatais e lesões medulares.

Estamos no Brasil há seis anos, e em Brasília há apenas três. Temos ampliado nossas ações de assistência a crianças carentes em atendimento na rede pública, além do HMIB, damos suporte às crianças portadoras de fissura labiopalatal atendidas no HRAN, onde construímos um parquinho em 2013″, relata Cézar.

O espaço beneficiará crianças que são internadas no hospital, uma média de 452. A brinquedoteca foi criada com o objetivo de proporcionar um ambiente educativo e recreativo para humanizar o atendimento. Ela possui 50 metros quadrados e terá ambiente para brincadeiras com videogames, jogos e brinquedos.

Acompanhantes e crianças também irão usufruir da parte externa que passou por uma revitalização. O jardim conta com novos brinquedos, rampa de acesso coberto para cadeira de rodas e bancos.

“Com esse novo espaço esperamos oferecer mais conforto para nossas crianças”, explica Maria Denise Vogt Volkmer, professora responsável pelo espaço.

A brinquedoteca também será o novo espaço para a Classe Hospitalar do HMIB que tem função dar continuidade ao processo pedagógico-educacional das crianças durante o período de internação. O acompanhamento das crianças será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, e às terças e quintas-feiras, das 13 às 16 horas com o apoio de duas professoras da Secretaria de Educação (SEDF).