Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/19 às 9h14 - Atualizado em 13/06/19 às 9h57

InovaSES é tema de capítulo de livro do Ipea

COMPARTILHAR

Obra será lançada em 14 de junho

 

A experiência da construção do Lab InovaSES é tema de um dos capítulos do livro Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia, que será lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira (14). O conteúdo é de autoria de três servidoras da Secretaria de Saúde: Thaís Branquinho Oliveira Fragelli, Gilmara Hussey Carrara da Silva e Márcia Helena Nerva Blumm. Ainda assina o texto Igor Morais Vasconcelos.

 

Os autores defendem que a existência de um espaço físico para o laboratório impulsiona o empreendedorismo e a criatividade dos servidores, fomentando, assim, a cultura de inovação na secretaria.

 

“O capítulo relata a experiência em estar em imersão com servidores, incluindo a alta gestão. A gente vem usando a metodologia para mudar a cultura organizacional, pensar nas práticas e metodologias mais ágeis, seja para resolver problemas mais simples até os mais complexos”, explica a diretora de Desenvolvimento Organizacional, Gilmara Hussey. Ela explica que o laboratório é um importante instrumento para o desenvolvimento da rede de facilitadores da rede InovaSES.

 

Segundo uma das autoras, Márcia Blumm, o laboratório é um espaço criativo, facilitando aos servidores serem mais criativos e a “pensar fora da caixa”.

 

IDEIA – A facilitadora do laboratório, Thaís Branquinho, conta que usaram o design sprint e fizeram a incubação, colocando a alta gestão para colaborar e os servidores para fazerem o design e o fluxo.

 

“Fizemos uma imersão de três dias. Sentamos para programar todo o projeto, desde o espaço físico até o funcionamento”, detalha Thais, contando que ela inscreveu o projeto quando o Ipea abriu a seleção.

 

“Participamos de uma seleção nacional e fomos escolhidos para estar no livro, que reúne experiências exitosas do país inteiro”, explica.

 

Para saber mais sobre o projeto, conheça o site da Rede InovaSES.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF e Capa do livro/Ipea