Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/14 às 14h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Instituto de Cardiologia abre unidade de Transplante de Medula Óssea

Novo espaço será referência nacional após inauguração

 

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) inaugura, nesta quarta-feira (18), a unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) que será referência para todo Brasil. O hospital é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como Centro Transplantador. O primeiro transplante de medula óssea da rede pública em Brasília, aconteceu em novembro do ano passado. Depois desse feito inédito, fechou 2013 com três transplantes autólogos. A Secretaria de Saúde (SES/DF) participará da solenidade de abertura que acontece às 10h.

Nos transplantes autólogos o tecido é retirado do próprio paciente e implantado nele mesmo. Ao todo, já foram realizados, até junho, 17 procedimentos pela rede pública. Com a inauguração da nova unidade TMO, o ICDF também estará credenciado para os procedimentos alogênicos, ou seja, os que permitem a retirada do material de um doador para o paciente. “Esse procedimento já está credenciado junto ao Ministério da Saúde permitindo a ampliação nos atendimentos”, afirmou a enfermeira da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Distrito Federal, Viviane Marçal.

A unidade conta com 27 leitos de internação, 12 leitos de hospital dia com serviços de internação parcial, além de consultório, coleta de células-tronco e sala de apoio aos acompanhantes. O novo espaço receberá o nome de “Unidade Pietro Albuquerque”, em homenagem ao filho do deputado federal Beto Albuquerque que morreu vítima de leucemia mieloide aguda. O acontecimento provocou a aprovação da Lei 11.930, “Lei Pietro”, que designa a “Semana de Mobilização Nacional par Doação de Medula Óssea”, comemorada entre os dias 14 e 21 de dezembro.

O Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, pouco mais de dois milhões de doadores cadastrados, mas a compatibilidade ainda é um fator que desafia a doação. O ICDF estima que com a “Unidade Pietro Albuquerque”, mais 45 procedimentos serão realizados até o fim do ano.

Serviço:

Endereço ICDF: Estrada Parque Contorno do Bosque, S/N, Cruzeiro Novo.
Próximo ao HFA.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF/Com site ICDF