Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/15 às 16h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

IX Jornada de Queimaduras é aberta com solenidade e homenagens

Reconhecimento do trabalho da Unidade de Queimados do Hran

BRASÍLIA (5/6/15)- Foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (4) a IX Jornada de Queimaduras, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e com apoio da Secretaria de Saúde. O evento ocorre em Brasília, em alusão ao Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras, celebrado em 6 de junho.

“Durante um evento como esses, nós profissionais temos a oportunidade de trocar muitas experiências. Coloco à disposição todos os nossos colegas da Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte para isso, por que esse tema é muito relevante na saúde do mundo inteiro”, observou o secretário de Saúde, João Batista de Sousa.

Ele ainda agradeceu aos profissionais que participaram do mutirão de cirurgia reconstrutora em pacientes que sofreram queimaduras, onde 16 pacientes foram operados no Hran, no último dia 2. A ação também foi lembrada pelo presidente da SBQ, Leonardo Rodrigues da Cunha. “A Secretaria de Saúde nos permitiu reativar as ações sociais da Sociedade Brasileira de Queimados ao fazer o mutirão. Todos os pacientes passam bem. Foi feito um excelente trabalho”, ressaltou.

HOMENAGENS – Dois médicos foram homenageados durante a solenidade desta quinta-feira. Um deles foi o chefe da Unidade de Queimados do Hran há 15 anos, Mário Frattini Gonçalves. Além de receber uma placa, ele assistiu a uma apresentação de fotografias desde a época da faculdade, preparado pelo presidente da IX Jornada e cirurgião plástico do Hran, José Adorno.

“Eu estendo essa homenagem a todos os profissionais da Unidade de Queimados do Hran. Estou feliz ao ver o trabalho da unidade ser reconhecido”, disse Frattini, lembrando que o irmão dele, Carlos Frattini, foi quem criou a Unidade de Queimados nos moldes como ela funciona atualmente. “Ele trouxe o modelo inglês, dizendo como deveria ser o atendimento e quais profissionais deveriam atuar”, destacou.

Outro médico homenageado foi Francisco Tostes, responsável pelo Grupo de Prevenção e Tratamento de Feridas da Santa Casa de Porto Alegre. Emocionado, ele agradeceu a homenagem e lembrou as dificuldades da profissão. “Elas fazem parte de qualquer atividade e são necessárias para o crescimento profissional e espiritual. Até agora, poré, as alegrias que a medicina me proporcionou foram muita mais importantes do que qualquer dificuldade que a vida me aprontou”, disse, em seu discurso.

20 ANOS- Durante a solenidade também foi feita uma homenagem pelos 20 anos de Sociedade Brasileira de Queimaduras. Profissionais que ajudaram a fundar a instituição receberam placas e troféus e um vídeo com mensagens de integrantes da SBQ foi apresentado.

Após a solenidade houve uma palestra com o professor de anatomia da Universidade de Brasília, Jordado Pereira, sobre queimaduras, feridas e arte. O evento foi encerrado com um coquetel para as cerca de 200 pessoas presentes.