Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/13 às 17h33 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Laboratório de prótese dentária retoma produção

Unidade produz cerca de 70 próteses totais por mês

Moradores de todas as regiões administrativas do Distrito Federal já contam novamente com os serviços do Laboratório de Próteses Dentárias da Secretaria de Saúde, que voltou a funcionar no segundo semestre de 2012, após um período desativado. O laboratório, que funciona nas dependências da Diretoria de Saúde do Trabalhador, na 912 Sul, produz cerca de 70 próteses totais por mês.

Para retomar as atividades do laboratório, foram contratados dois técnicos de prótese dentária no final do ano passado. Com as melhorias, a unidade foi credenciada pelo Ministério da Saúde e passou a receber recursos federais.

Para o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, o credenciamento do serviço é um dos avanços na rede pública de saúde do DF. “O laboratório voltou a funcionar e abrimos processo licitatório para ampliar sua cobertura no DF”, afirma.

O número de próteses produzidas no local, segundo o gerente de Odontologia da SES, Sérgio da Mata, ainda é baixo para atender toda a demanda do Distrito Federal, mas há planos para aumentar a oferta. Para ampliar o trabalho de reabilitação oral, a Secretaria de Saúde está promovendo pregão eletrônico para a contratação de laboratórios privados. “A intenção é fornecer cerca de mil próteses ao mês, inclusive parciais”, ressalta.

Celi Gomes