Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/01/16 às 16h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Lacen busca acreditação na área de vigilância da qualidade de medicamentos e cosméticos

Visita de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde é um dos passos

BRASÍLIA (20/1/15) – O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) é referência na região Centro-Oeste e possui diversas certificações. Agora, a unidade está em busca de mais uma acreditação na área de vigilância da qualidade de medicamentos, cosméticos e saneantes utilizados no Brasil.

Para isso, o laboratório recebeu a visita de dois representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), José Maria Parisi, coordenador da Unidade Técnica de Medicamentos e Tecnologias em Saúde, e André Ulysses, consultor Nacional em Assistência Farmacêutica e Regulação Sanitária. Os profissionais conheceram as instalações físicas dos laboratórios de medicamentos, cosméticos, saneantes e de produtos para a saúde do Lacen.

Durante a visita, foram discutidos os requisitos básicos necessários, como estrutura predial, quantidade de servidores e gestão. A visita é o início do processo de pré-qualificação junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A acreditação promove a harmonização internacional das práticas de laboratório, facilitando a cooperação entre os laboratórios e o reconhecimento mútuo de resultados, de forma que os laboratórios pré-qualificados pela OMS passam a ser laboratórios de referência para as Agências das Nações Unidas”, destacou a gerente de Medicamentos e Toxicologia (GMT/Lacen), Paloma Sales.