Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/13 às 16h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde orienta mulheres em campanha contra câncer de mama

COMPARTILHAR

Estandes nas estações da Rodoviária e Praça do Relógio trarão dicas para prevenção da doença

 

No dia 15 de outubro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, formada por voluntários do Hospital de Base do Distrito Federal, realizará na estação do metrô da Rodoviária de Brasília e Praça do Relógio, em Taguatinga, das 9h às 16h, a campanha “Prevenção sobre Trilhos” em prol da luta contra o câncer de mama.


Em alusão ao Outubro Rosa (mês dedicado ao combate e prevenção da doença mundialmente), o grupo irá orientar as mulheres com explicações sobre o autoexame, distribuição de panfletos, cartilhas, broches e sorteios para realização de exames de mamografia.


“Queremos alertar as mulheres para a prevenção do câncer de mama. Muitas se queixam que não tem tempo , então vamos até elas, na rua, para que possam parar um pouco e aprender como se prevenir”, afirma a Coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital de Base, Vera Lucia da Silva.


Dados


De janeiro a agosto de 2013, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou 28.204 mamografias, sendo 14.913 em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, faixa etária com maior risco para a doença. Em todo o ano passado foram feitas 20.833 mamografias na rede pública de saúde.


Das mulheres que fizeram mamografia nas carretas, cerca de 100 foram diagnosticadas com suspeita de câncer e se beneficiaram com a linha rápida de diagnóstico, desde a criação do serviço.


Atualmente há 2.548 mulheres em tratamento na rede pública de saúde para o câncer de mama nos Hospital Regional de Taguatinga, Base e Hospital Universitário de Brasília (HUB).

 

Alessandra Franco