Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/19 às 16h17 - Atualizado em 24/05/19 às 16h34

Mães doadoras comemoram o Dia Mundial de Doação de Leite Materno

COMPARTILHAR

Pelo menos 120 pessoas participaram do evento

 

A equipe do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) realizou um encontro com as doadoras de leite materno de Samambaia, Santo Antônio do Descoberto e Recanto das Emas. A festa foi realizada no Sítio Geranium (próximo ao hospital), na quarta-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

 

Pelo menos 120 pessoas participaram do encontro, entre doadoras, bebês, acompanhantes, equipe do PCLH, bombeiros e apoiadores do evento. As doadoras foram recepcionadas pelo músico convidado Daniel Sobrinho, que doou suas habilidades e sua voz para tornar o momento ainda mais especial; e pela equipe de maquiadoras da Ana Nina, que doaram seu profissionalismo para deixar as convidadas ainda mais bonitas.

 

O evento teve roda de conversa sobre a importância do autocuidado, ministrada pela assistente social Liliane Santos, e uma oficina de shantala, realizada pela fisioterapeuta Ana Paula Formiga, convidadas pela direção da Atenção Básica da Região de Saúde Sudoeste.

 

Luna Veras da Silva, convidada pela equipe do posto de coleta, fez uma comovente homenagem às doadoras, ressaltando a importância da doação de leite e a gratidão pelo gesto que salvou a vida do seu filho, Théo. Ele nasceu com 32 semanas e precisou ficar internado por 68 dias na UTI Neonatal e na UCIN do Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), devido a complicações na gestação.

 

Ao final, foram sorteados brindes, doados por servidores do HRSam. Cada criança ganhou a camiseta “Eu Divido Meu Leite”, adquirida com o dinheiro arrecadado pela equipe PCLH com a venda de doces durante todo o mês de maio. Em seguida, foi servido um lanche, oferecido pela equipe e por apoiadores da festa.

 

 

Da Agência Saúde

Fotos: Acácia Borges/Arquivo pessoal