Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/14 às 18h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Maior UPA do Brasil é inaugurada em Ceilândia

COMPARTILHAR

600 mil habitantes serão beneficiados

Com mais de 2 mil metros quadrados de área construída e um investimento de R$ 9,5 milhões, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia foi inaugurada nesta manhã (3) pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pelo secretário de Saúde, Rafael Barbosa e outras autoridades.

“Ceilândia ganha a maior UPA do Brasil, com empenho e competência do servidores, terá também o melhor serviço que a população merece”, disse Agnelo Queiroz, ressaltando que a inauguração da unidade possibilitará a reorganização do sistema de saúde da cidade, desafogando o pronto socorro do Hospital Regional.

Agnelo ressaltou os ganhos que a cidade recebeu nos últimos anos com a ampliação do programa de Estratégia de Saúde Família, as reformas nas unidades básicas de saúde e a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas, além da contratação de novos servidores.

O secretário Rafael Barbosa destacou a qualidade da estrutura e dos equipamentos da unidade e enfatizou que a inauguração da UPA reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com a Saúde.

“Aqui teremos capacidade para acolher cerca de 500 pacientes por dia, em 24 horas de trabalho, esse número é superior à média de atendimento no pronto socorro de clínica médica do HRC, que a partir de agora ficará com responsabilidade de atender os pacientes mais graves”, ressalta Rafael Barbosa.

Outra UPA de Ceilãndia está em construção no setor de indústria e o Governo do Distrito Federal pretende inaugurar outras dez unidades até o final do ano.

A UPA de Ceilândia contará com 300 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, de higiene dental, de radiologia, de laboratório e administrativo, além de bioquímico, farmacêutico, nutricionista e assistente social.

Além disso, a UPA contará com o serviço de laboratório para realização de exames bioquímicos, farmácia, sala de raio-x, eletrocardiograma, sala de medicação e inalação, sala de urgências e observação 24 horas adulto e pediátrica.

Por Regina Célia, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226