Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/20 às 12h29 - Atualizado em 25/05/20 às 12h29

Medicamentos – Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. O período de duração do tratamento de tuberculose é de no mínimo seis meses e deve preferencialmente incluir o regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste na observação da ingestão dos medicamentos pelo paciente sob a observação de um profissional da equipe de saúde.

 

A pessoa com tuberculose deve ser orientada, de forma clara, quanto às características da doença e do tratamento a que será submetida. Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença. Normalmente, logo nas primeiras semanas de tratamento, o paciente se sente melhor e, por isso, precisa ser orientado pelo profissional de saúde a realizar o tratamento até o final, independentemente da melhora dos sintomas. É importante lembrar que o tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose resistente aos medicamentos.

 

São fornecidos pelo Ministério da Saúde os seguintes medicamentos para tratamento de tuberculose:

● Estreptomicina (sulfato) pó liofilizado para solução injetável 1g frasco-ampola
● Etambutol (cloridrato) comprimido 400mg
● Isoniazida + rifampicina (75 mg + 150mg) cápsula ou comprimido
● Isoniazida + rifampicina 50 + 75 mg comprimido dispersível
● Isoniazida comprimido 100mg
● Isoniazida comprimido 300mg
● Pirazinamida 150 mg comprimido dispersível
● Pirazinamida comprimido 500mg
● Pirazinamida suspensão oral 30mg/ml frasco 150ml
● Rifabutina cápsula 150
● Rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol (150mg + 75mg + 400mg + 275mg) comprimido
● Rifampicina + isoniazida + pirazinamida 75 + 50 + 150 mg comprimido
● Rifampicina cápsula 300mg
● Rifampicina suspensão oral 100mg/5ml frasco 50ml

 

 

ATENÇÃO!!! O paciente deverá comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou trabalho, para acompanhamento pela equipe de saúde e retirada dos medicamentos.

 

 

Importante! Os medicamentos do Programa Multidroga Resistente são dispensados apenas pelo Hospital Dia. Em casos de prescrição dos medicamentos disponíveis no SITETB, a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde onde o paciente está sendo acompanhado deverá entrar em contato com algum dos responsáveis no Programa de Tuberculose do Hospital Dia (2017-1145 Ramal: 7657), de forma a encaminhar o paciente para acompanhamento por esta equipe.

 

 

Para pacientes hospitalizados, a equipe da farmácia hospitalar deverá entrar em contato com algum dos responsáveis no Programa de Tuberculose do Hospital Dia (2017-1145 Ramal: 7657) ou pessoalmente, levando o receituário e relatório médico. A equipe solicitará o medicamento ao Ministério da Saúde, através do SITETB. Se o tratamento preconizado for aprovado pelo Ministério, o medicamento é encaminhado nominalmente para a referida equipe, a qual entra em contato com o demandante para retirada do medicamento, realizando os devidos registros e retenção de receita.