Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/15 às 14h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Médico do Hospital de Base é homenageado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Unidade forma três neurocirurgiões por ano

BRASÍLIA (15/10/15) – O neurocirurgião do Hospital de Base (HBDF), Nelson G. Freire Neto, foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia com distinção de Preceptor do Programa Nacional de Residência em Neurocirurgia por mais de 10 anos consecutivos. O médico também recebeu o certificado de preceptor em reconhecimento ao seu importante trabalho e sua dedicação ao programa.

“Para mim é uma honra e fico feliz em receber essa homenagem. Os preceptores são a mola mestra da formação dos residentes. É onde se abre um leque de subespecialidades que podem ser exploradas como: neurocirurgia vascular, endoscópica, endovascular, funcional, oncológica, pediátrica, do trauma, da coluna, entre outras”, afirma o especialista.

O médico é supervisor de residência há 14 anos no Hospital de Base. A unidade forma três residentes por ano e, atualmente, há 15 alunos em curso. “Ao longo desses 53 anos, já formamos, no país todo, mais de 120 neurocirurgiões”, enfatiza Nelson Neto.

Além de preceptoria, Nelson Neto coordena um curso de traumatismo crânio encefálico (TCE) e traumatismo raquimedular na Unidade de Neurocirurgia do hospital. “Esses cursos são essenciais na carreira dos profissionais que atuam no Hospital de Base e são acreditados pela Faculdade de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM)”, acrescenta.

O médico foi residente no Hospital de Base na década de 1970. Iniciou sua atuação na unidade de neurocirurgia do Base e do Sarah Kubitschek, onde se especializou em neurocirurgia do aparelho locomotor.

NEUROCIRUGIA NO HBDF – O serviço foi criado em 1962 pelo neurocirurgião Paulo Andrade de Melo e, desde então, a unidade passou a ser referência no DF para atendimentos em traumatismos craniano, raquimedular, neurocirurgia dos tumores intracranianos, oncológica, pediátrica. A unidade também é responsável pela classificação de doenças raras do sistema nervoso central.