Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/04/19 às 17h24 - Atualizado em 26/04/19 às 17h48

Profissionais da UBS 2 do Guará atenderão a comunidade neste sábado

Equipe espera acolher mais de 500 pessoas em ação de combate à hipertensão

 

Profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde 2 do Guará, em parceria com a Escola de Ciências da Saúde (Escs) e alunos da enfermagem, realizarão, neste sábado (27), uma ação de saúde pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, no Condomínio Mediterranée Residence da QI 25 do Guará II. O evento está contemplado no projeto de intervenção na comunidade, realizado pela UBS 2 com alunos de diversas unidades de ensino de Enfermagem, possibilitando a interação entre serviço, ensino e comunidade. A equipe espera atender mais de 500 moradores, das 8h às 13h.

 

Haverá atividades de educação e saúde, com oito estações de atenção instaladas no local, com foco na hipertensão arterial, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, saúde da mulher, saúde da criança, práticas integrativas, saúde bucal e cadastramento dos condôminos. Os moradores receberão atendimento, avaliação e orientação.

 

O objetivo da equipe é realizar o cadastramento da população local, bem como realizar o diagnóstico situacional, levantando as necessidades de saúde e realizar os encaminhamentos pertinentes. Entre os destaques do evento estão a vacinação de idosos acamados e a checagem dos cartões de vacina da comunidade.

 

PREVENÇÃO – A ação faz parte do trabalho das equipes de Estratégia Saúde da Família, que buscam prevenir agravos, reduzir danos e realizar a manutenção da saúde, promovendo a autonomia do cidadão. A data foi escolhida pensando em alcançar o maior número de residentes.

 

A enfermeira responsável pela ação, Luciene Corado, destaca a proximidade que o programa deve buscar junto aos diversos públicos da saúde, além de ofertar, mostrar os serviços disponíveis para prevenção.

 

“Num condomínio do porte do Mediterranée, conseguimos alcançar muitas pessoas e o sábado é um dia ideal porque todos estão em casa. E fazemos essas intervenções para mostrar, inclusive, os serviços de prevenção que não precisam de agendamento, como as Práticas Integrativas em Saúde”, destacou.

 

Há dois anos, a Secretaria de Saúde do DF adotou a Estratégia Saúde da Família, preconizada pelo Ministério da Saúde, para Atenção Básica do Distrito Federal. A partir de então, todas as unidades básicas de saúde buscam realizar atividades de atenção à saúde das pessoas e famílias cadastradas nas equipes e, sempre que necessário, no domicílio e demais espaços comunitários.

 

Érika Bragança, da Agência Saúde