Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/14 às 13h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Médicos finlandeses aprovam Hospital São Vicente de Paulo

COMPARTILHAR

Os visitantes estiveram em Brasília para ministrar um seminário de inovação social em que falaram da importância da saúde mental

BRASÍLIA (21/11/14) – O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) recebeu a visita de dois psiquatras finlandeses que estiveram no Brasil para ministrar seminário sobre inovação social. O casal, Vappu e Ikka Taipale, aprovou o trabalho realizado na unidade e elogiou também a rede de Caps, os centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

Como trabalham com promoção de saúde mental, o casal de psiquiatras sempre visita hospitais para pessoas com transtornos mentais e prisões pelas cidades do mundo por onde passam.

Segundo o diretor do hospital, Ricardo Lins, o casal gostou e aprovou o que viu na unidade. “Eles elogiaram nosso trabalho e ficaram impressionados com a limpeza do hospital.”

Ilkka ficou especialmente impressionado de ver pacientes que passam o dia no hospital e dormem em casa, convivendo juntos homens e mulheres. “É a mesma igualdade de gênero que praticamos na Finlândia”.

Ele também gostou do projeto da residência terapêutica, que prevê tratar pacientes numa moradia comum depois da alta hospitalar, em quartos coletivos. A ideia é diferente de seu país, onde há muitos habitantes morando sozinhos, inclusive pessoas com problemas mentais. “Na Finlândia, há um milhão de pessoas morando sós”, contou.

A Dra. Vappu Taipale gostou bastante do modelo de atenção às pessoas com transtornos mentais, principalmente os Caps. “É um grande progresso. É bom as pessoas com problemas terem a quem recorrer”, ressaltou.

O marido ressaltou que os problemas mentais são frequentes na sociedade da informação, que exige dos trabalhadores qualidades mentais, como criatividade, flexibilidade e não a obediência e a força física exigidos na revolução industrial.

A Dra. Vappu Taipale, ex-ministra de Assuntos Sociais e Saúde do Governo da Finlândia é presidente do Instituto Nacional de Saúde e Bem Estar. Dr. Ilkka Taipale, médico e ex-parlamentar do Parlamento Nacional Finlandês, atualmente professor de Psiquiatria Social na Universidade de Tampere, na Finlândia. Estiveram em Brasília para ministrar o seminário “As 100 Inovações Sociais da Finlândia”, realizado na última terça-feira (19), na Embaixada da Finlândia.