Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/17 às 18h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Membros do Comitê de Ética e Pesquisa do HBDF passarão por capacitação

Treinamento é último requisito para a unidade entrar na plataforma nacional de pesquisas

BRASÍLIA (23/8/17) – Os 18 membros do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Hospital de Base passarão por uma capacitação, entre essa quinta-feira (24) e 28 de setembro, exigência da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). O treinamento é o último requisito a ser cumprido pela unidade para obter o credenciamento e assim poder ter suas pesquisas validadas na própria unidade. Atualmente, essa análise é feita na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

“O HBDF faz mais de 30% das pesquisas da Secretaria de Saúde, tem mais de 400 residentes, uma grande produção científica. Diante disso, empreendemos esforços junto à Conep para que tivéssemos nosso próprio comitê”, conta a gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Alba Mirindiba. A unidade faz cerca de 180 pesquisas anualmente, ajudando a secretaria em muitos aspectos.

AUTONOMIA – Segundo a coordenadora do comitê do Hospital de Base, Luciana Vieira Tavenard de Oliveira, o CEP do HBDF dá um grande passo em termos de autonomia e maturidade em pesquisa. “Desde a criação do Centro de Pesquisa Clínica, em setembro de 2014, até conquistar seu registro, em abril de 2017, um grupo de pesquisadores extremamente qualificado vem trabalhando voluntariamente para realização desse sonho”, relata.

Após finalizada a capacitação, o HBDF enviará à Conep a lista com todos os participantes para incluir o CEP do hospital na plataforma nacional de pesquisas. “Toda pesquisa que envolve seres humanos, como no caso, pacientes e servidores, precisa ser analisada por uma comissão de ética. Esse é o papel do comitê. Tendo uma unidade dentro do hospital vai agilizar essa análise e poderá abrir espaço para ampliar as pesquisas”, finaliza Alba.