Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/05/14 às 13h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Ministério da Saúde aprova programa da qualidade da água

Vigiagua é utilizado pela SES-DF desde 2013

O Ministério da Saúde conclui que o Distrito Federal apresenta bom desempenho na execução do monitoramento da qualidade da água. A constatação foi feita por meio de um levantamento sobre o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – Vigiagua, nas unidades federadas, realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do MS.

A Secretaria de Saúde do DF, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental e o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen-DF, realiza 143,86%, 73,99% e 143,13% das análises mínimas previstas para os parâmetros coliformes totais, cloro residual livre e turbidez, respectivamente, considerados microbiológicos básicos de avaliação da qualidade da água para consumo humano. Os parâmetros foram estabelecidos pela Diretriz Nacional do Plano de Amostragem Vigiagua.

Em todas as regiões administrativas são coletadas amostras de água para consumo humano, de acordo com a avaliação de risco à saúde. São observados critérios de densidade populacional, características dos sistemas de abastecimento, áreas não atendidas pelo controle, morbidade por doenças de veiculação hídrica, entre outros previstos na Diretriz Nacional do Plano de Amostragem da Vigiagua/MS.

Os locais de coleta abrangem locais com aglomeração (centros comerciais, terminais rodoviários); locais estratégicos (hospitais, creches e escolas); locais com populações expostas em áreas contaminadas e áreas rurais.

Por Jozeías Nunes e Frederico Prado, da Agência Saúde DF