Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/03/16 às 16h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Morro da Capelinha terá reforço de profissionais da Saúde

COMPARTILHAR

Maior Via-Sacra do DF contará com a assistência de 38 servidores da rede

BRASÍLIA (24/3/16) – Fiéis que forem ao Morro da Capelinha, em Planaltina, nesta Sexta-feira Santa, poderão contar com pontos de atendimento da Secretaria de Saúde. Serão disponibilizados 23 profissionais que atuam em unidades de rede, além de outros 15, que compõe a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Nosso objetivo é dar suporte aos fiéis que estarão no evento, prestando o atendimento necessário, com qualidade, e evitando deslocamento até o hospital. Somente os casos mais graves serão encaminhados à unidade de saúde”, explicou a diretora de Emergência da secretaria, Julister Maia.

No percurso do morro, serão montadas três tendas: no início, meio e no topo do terreno. O objetivo é facilitar o acesso da população ao serviço de saúde, uma vez que, em grandes aglomerações, há diversas ocorrências, ligadas principalmente à pressão arterial e diabetes descompensadas, por exemplo.

Para esta operação especial serão escalados 11 auxiliares de enfermagem, nove enfermeiros e três médicos – um para cada tenda. Além disso, o Samu estará com 15 profissionais, entre condutores, médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e administrativo e disponibilizará duas ambulâncias, quatro motociclistas e uma Unidade de Suporte a Múltiplas Vítimas.

O atendimento nas unidades de saúde, por sua vez, seguirá normalizado. Somente as emergências funcionarão durante o feriado de Páscoa.