Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/16 às 17h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Mulheres com câncer recebem 51 perucas no Hospital de Base

COMPARTILHAR

Ação aumenta a auto-estima das pacientes

BRASÍLIA (5/12/16) – Um grupo de 51 pacientes submetidas a tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal receberam, nesta segunda-feira (5), perucas da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Essa é a quarta edição de 2016 do projeto denominado “Dia da Beleza” e, com isso, mais de 200 mulheres foram beneficiadas apenas este ano.

“O dia da beleza é um dia especial, pois sabemos que agimos em prol do mais importante que é a autoimagem, a autoestima das mulheres com câncer. A melhor coisa é ver o sorriso no rosto delas”, destacou a coordenadora do grupo de voluntários, Vera Lucia da Silva.

Vítima de câncer nos ossos, Maria Geralda Santos, 71 anos, avalia o trabalho do grupo como inspirador. “Não acreditei que eles iriam encontrar um cabelo natural igual ao meu e da minha neta, encaracolado e preto, lindo. Eles encontraram, fizeram a peruca. Fiquei muito feliz”, contou emocionada.
“A pior coisa do tratamento de câncer é a perda de cabelo, é olhar no espelho e nos ver careca. Achei que ia ter que comprar o acessório (que custa caro), mas ganhei da Rede feminina nesse projeto bonito e solidário “, relatou Isabel Cristina Ferreira.

O trabalho tem a participação de profissionais que atuam em estabelecimentos de beleza do Distrito Federal e dos voluntários da Rede Feminina, que colaboram diariamente com ações. “Para acontecer a ação – 'em um grande abraço de solidariedade' – recebemos diversas doações de cabelos de salões espalhados pelo DF e também de pessoas da comunidade em geral”, comentou Vera Lucia da Silva.

DOAÇÕES – A pequena Iasmin Alves de oito anos doou as mechas do seu cabelo para a confecção de mais perucas. “A iniciativa de doar veio dela mesma, ninguém mandou. Ela soube da ação e disse: mamãe, eu quero doar o meu cabelo para as mulheres com câncer”, contou a mãe da garota, Magda Alves.
A doação pode ser feita diretamente ao grupo, a entrega geralmente é feita no próprio Hospital de Base. O telefone para programar a doação é 3315-1221.

SAIBA MAIS – O grupo Rede Feminina conta com um total de 200 voluntários que atuam com o uso de crachás, jaleco, cadastramentos e capacitações de acordo com a Portaria 180/2016 publicada em setembro.