Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/19 às 11h10 - Atualizado em 24/10/19 às 11h15

Mulheres do Itapoã e Paranoá são orientadas sobre prevenção ao câncer de mama

 

 

Parceria entre órgãos da Saúde potencializam atendimento às pacientes

 

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CapsAD) do Itapoã e a Policlínica Paranoá, realizaram uma ação conjunta, na manhã desta quarta-feira (23), fortalecendo parcerias e garantindo atendimento aos usuários. Houve palestra educativa de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero, oficina de beleza para dar um reforço na autoestima, coleta de exames de colo uterino e agendamento de mamografias.

 

A primeira palestra abordou a importância da realização de exames preventivos, a verificação dos sinais e sintomas de alerta para os tipos de câncer relacionados à mulher e uma oficina sobre o autoexame da mama. As pacientes ainda receberam alguns mimos, como serviços de cabeleireiro, manicure e design de sobrancelhas.

 

Por fim, as usuárias foram levadas em veículo da Secretaria de Saúde para a Policlínica Paranoá, onde foram atendidas pela enfermeira Janine de Lima, que realizou exames citológicos e agendou as mamografias, fortalecendo as ações do Outubro Rosa.

 

“Tudo o que pudermos fazer para contribuir com o bem-estar dos usuários, seja na promoção, prevenção ou recuperação de sua saúde, é válido e gratificante. Como profissional de saúde que passou por várias áreas, tenho a satisfação em ajudar o serviço e melhorar a vida de quem depende do meu trabalho, principalmente sendo usuário do SUS, que é tão carente e dependente do serviço público”, esclarece Janine de Lima.

 

Participaram da ação aproximadamente 20 mulheres, que ouviram relatos como o de Magali Betencourt: “Foi um momento maravilhoso, de reconhecimento e fortalecimento do prazer de ser mulher por esta equipe especial. Toda mulher merece se amar e aprender a se cuidar para diminuir a chance de sofrimento”.

 

EXAMES – As ações do Outubro Rosa vão continuar durante todo este mês. As unidades básicas de saúde (UBS) e Policlínicas estão de portas abertas acolhendo as mulheres e realizando exames preventivos e mamografias.

 

 

Da Agência Saúde

Fotos: Dislley Neves/Saúde-DF