Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/13 às 20h37 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Mutirão de laqueaduras no HMIB acaba neste sábado

COMPARTILHAR

Expectativa de realização de 200 cirurgias

O V Mutirão de Laqueaduras, que começou na última terça-feira (05), será encerrado neste sábado (09), no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). A ação, que faz parte do projeto Saúde Para Todos da Secretaria de Saúde, em conjunto com o Ministério da Saúde, visa atender pacientes que participam do Programa de Planejamento familiar e aguardam o procedimento na fila de espera da SES/DF.

Na cirurgia é utilizado um método que dispensa o uso de anestesia, não exige internação nem afastamento das atividades diárias. O procedimento adotado é a laqueadura histeroscópica, com uso de um microimplante de apenas quatro centímetros, introduzido por endoscopia ginecológica, sem cortes. Durante os três primeiros meses após o procedimento a paciente é orientada a continuar usando outras formas de contracepção, até que o corpo e o microimplante passem a trabalhar juntos para formar uma barreira natural impedindo o espermatozóide de alcançar o óvulo.

Para ter acesso ao Serviço de Planejamento Reprodutivo do HMIB é preciso procurar a regional de saúde mais próxima de casa. De acordo com o Coordenador de Ginecologia e Obstetrícia da SES/DF, Dr. Adriano Bueno Tavares, mais de 500 pessoas já realizaram essa cirurgia. “Estão previstas mais de 200 cirurgias para esse mutirão. Da fila com aproximadamente 1.200 pessoas, 550 já realizaram o procedimento”, declara.