Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/16 às 20h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Mutirão do Hospital de Base realiza 10 cirurgias contra câncer de mama

Trabalho voluntário de servidores, fora da escala de plantão, reduz lista de espera

BRASÍLIA (26/09/16) – O mutirão de mastectomia, realizado no dia 24 de setembro pela unidade de Mastologia do Hospital de Base (HBDF), cumpriu integralmente a meta de tratar 10 mulheres com câncer de mama que aguardavam o procedimento em lista de espera. A ação foi realizada de forma voluntária por servidores do Base, fora da escala de plantão, e contou com 5 anestesistas, 10 cirurgiões e outros 20 profissionais de saúde.

Já os insumos básicos para a realização das cirurgias foram totalmente doados pelos próprios médicos, servidores da unidade e associações de voluntários do HBDF. Segundo a equipe da unidade de Mastologia, o principal objetivo do mutirão é reduzir o tempo de espera para a realização dessa modalidade de cirurgia, atualmente de dois meses. “Como não há utilização de material de estoque e o atendimento é feito fora do horário normal da equipe, inexiste qualquer prejuízo à programação de rotina do Hospital”, asseguram os técnicos.

Os mutirões de cirurgia são realizados há mais de 10 anos no Hospital de Base. Neste ano, a agenda comemora o “Outubro Rosa”, mês em que tradicionalmente são promovidas atividades de conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 57 mil brasileiras são afetadas pelo câncer de mama, considerado o tipo mais letal entre as mulheres.

CÂNCER DE MAMA – A doença resultante da multiplicação de células anormais, que formam um tumor. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Além de fazer o autoexame das mamas, também é recomendado que as mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, que pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.