Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/12 às 16h59 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Usuários apresentam elogios, críticas e sugestões UPA do Recanto

COMPARTILHAR

Opinião do paciente contribui para melhoria dos serviços

Uma caixa de sugestões colocada na UPA do Recanto das Emas em outubro vem colaborando na tomada de decisões dos gestores e servindo como termômetro para medir a aceitação dos usuários. Aberta todas às terças-feiras, a caixa traz críticas, sugestões e elogios que estão se revertendo em benefícios para os pacientes.

Exemplo disso são os televisores que foram instalados nas recepções da pediatria e da clínica médica, a pedido de usuários que estiveram na unidade e sentiram falta de algo para passar o tempo. Outra sugestão acatada foi a colocação de cadeiras do lado de fora do prédio.

A participação da comunidade surpreendeu a gerente da unidade, Christiane de Aguiar: “Percebi que as pessoas estão atentas e elogiam quando respondemos atendendo ao pedido ou, quando isso não é possível devido a uma questão técnica, por exemplo, ligamos para dar uma resposta a respeito da reivindicação, explicando o porquê da impossibilidade de se implantar o que foi sugerido”, relata a médica. 

Desde outubro foram registrados 61 elogios e 57 reclamações. Durante duas semanas seguidas a equipe da UPA recebeu somente elogios. Todas as manifestações, sejam com críticas ou sugestões, recebem uma resposta da gerente da UPA, via telefone.

A caixa fica localizada no guichê de entrada, ao lado de formulários específicos, com o nome, telefone, endereço e o questionamento sobre oque o usuário achou da UPA. Caso não queira se identificar, a pessoa preenche apenas o tópico sobre o que achou do serviço.

Arielce Haine