Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/13 às 21h41 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

No HMIB mães são orientadas sobre cuidados com o bebê

Palestras alertam para importância da amamentação

As mães internadas no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) assistiram nessa terça-feira (26), palestra sobre amamentação e cuidados com o bebê, proferida por alunas do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e servidores da maternidade. A iniciativa visa tornar a mãe capaz de acompanhar o desenvolvimento do filho, após a alta hospitalar.

O HMIB realiza em média 87 partos por dia e grande parte da população desconhece o que o hospital oferece para que a mãe tenha mais segurança ao amamentar e cuidar do filho. “Muitas mães quando voltam para casa enfrentam sozinhas as dificuldades dos primeiros dias, desistem de amamentar e passam para a mamadeira e o complemento. Estes encontros diários permitem sanar as dúvidas fortalecendo a manutenção do aleitamento materno por mais tempo e trazendo inúmeros benefícios para a saúde das crianças”, comenta supervisora de enfermagem, Marli Porfirio.

Antes da alta hospitalar, as pacientes contam com diversos serviços além das palestras. “As mães são informadas sobre a possibilidade de fazer o registro civil no cartório dentro do hospital e a importância da doação de leite humano. Elas também recebem a Caderneta da Criança, que indica as vacinas que deverão ser tomadas nos centros de saúde, além de aprenderem a fazer peças para o enxoval”, relata a aluna de enfermagem da ESCS, Laís dos santos Peres.

A ação também traz benefícios aos alunos. Por ano, 263 estudantes da ESCS passam pelos corredores do hospital. “Participar destes momentos com as usuárias possibilita ao estudante estabelecer uma ponte entre teoria e prática e sensibilizá-lo sobre a importância do aleitamento materno para o bebê”, comenta Roselane Cristina Passos, enfermeira e docente da ESCS.

Ana Luiza Greca