Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/14 às 15h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Nota de esclarecimento sobre pesquisa da CNI

COMPARTILHAR

População destaca saúde como prioridade para ano de eleição

A Secretaria de Saúde esclarece que os dados divulgados pela Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Retratos da Sociedade Brasileira – Problemas e Prioridades para 2014, no dia 12 de fevereiro, não tiveram conotação de avaliar o sistema público de saúde do Brasil e/ou do Distrito Federal, senão de “entender as prioridades da população em se tratando de política pública com foco nas eleições dos próximos mandatos”.

Matérias veiculadas na quarta-feira (13) tratam a pesquisa com teor de avaliação qualitativa, e afirma que a população desaprova a saúde do DF na atual situação do país. Interpretação equivocada.

A pesquisa, na verdade, revela que o tema saúde é a maior preocupação da população do DF, em relação a todo o Brasil. Além disso, a área entra na pesquisa como prioridade dos brasileiros nas ações dos próximos governantes, principalmente em ano de eleição.

Na pesquisa, a população demonstra teor de preocupação em relação a temas como segurança e transporte e, principalmente, saúde, pois esta tem relação direta com a manutenção da vida. De acordo com o documento da CNI, “esses problemas não são novos e devem ser priorizados não só por esse governo, como também pelos próximos. Não são questões de solução fácil e que possam ser resolvidas no curto prazo”, afirma o gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.