Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/17 às 21h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Novo curso de estomas será realizado até outubro

COMPARTILHAR

Iniciativa é voltada para profissionais da área de enfermagem

BRASÍLIA (16/6/17) – Um novo curso de Manejo com Estomas Intestinais e Urinários será promovido, entre os meses de setembro e outubro deste ano, pela Diretoria de Enfermagem e a Coordenação de Estomaterapia da Secretaria de Saúde. Na primeira capacitação, oferecida pela pasta nos dias 6, 8 e 13 de junho, no Hospital Materno Infantil (Hmib), participaram cerca de 75 enfermeiros de diferentes níveis assistenciais. O estoma é uma abertura feita na parede abdominal ou abertura entre duas porções do intestino.

Segundo a coordenadora da qualificação, a enfermeira Verônica Lobo, o objetivo da formação é possibilitar que os enfermeiros tenham mais conhecimento para fazer o atendimento com qualidade de pessoas portadoras de estomas, de forma a favorecer a readaptação do paciente à sua nova condição. “É uma iniciativa importante porque trata de um assunto pouco abordado na área de enfermagem”, destaca a servidora.

Segundo a Diretoria de Enfermagem, existe um aumento gradativo do número de indivíduos com estomas, devido ao tratamento de algumas enfermidades, como neoplasia e doenças inflamatórias, entre outras. No Distrito Federal, há cerca de mil pessoas estomizadas, número que aumenta em 60 novos indivíduos mensalmente.

No último evento, foram realizados, em parceria com uma instituição de ensino superior a distância, sorteios de seis bolsas de estudo de pós-graduação para os participantes. Cada contemplado ganhou desconto de R$ 1.000 nos cursos.