Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/14 às 13h54 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Núcleos de Apoio à Saúde da Família realizam mostra

COMPARTILHAR

Segunda edição de evento compartilha experiências dos 13 NASFs do DF

BRASÍLIA (10/12/14) – Os profissionais Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) do DF estão compartilhando experiências exitosas em mostra realizada durante esta quartafeira (10), no auditório do Hemocentro. É a segunda edição do evento, a primeira foi em 2012.

Os núcleos foram criados pelo Ministério da Saúde, por portaria publicada em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da atenção básica no Brasil. No Distrito Federal, os primeiros NASFs foram implantados em 2009.

Na abertura do evento, a coordenadora central do NASF, Cecília Costa, comentou a evolução dos núcleos, que hoje já totalizam 14 no Distrito Federal. “Esse avanço representou um fortalecimento na gestão regional [da atenção básica]”, ressaltou.

A subsecretária de Atenção Primária, Rosalina Aratani Sudo, aproveitou para frisar a importância do evento na qualificação dos profissionais e preparou os presentes para a futura mudança de gestão.

“Se encerra um ciclo, mas o trabalho continua, o nosso serviço público de saúde continua, o projeto da atenção primária continua. Tudo o que está sendo executado deve continuar. Daí a importância desse evento. Que a atenção primária tenha o seu devido reconhecimento e que consiga realizar todos os seus projetos”.

Na abertura da mostra, o apoiador institucional do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Gilberto Davi Filho, reconheceu a relevância dos projetos expostos e a importância do encontro na qualificação dos profissionais. “Aqui uma equipe vai conhecer um pouco mais sobre a diversidade de possibilidades que o Nasf tem para trabalhar no cotidiano do serviço”.

Os NASFs são compostos por equipes multidisciplinares e trabalham sempre em parceria com as equipes de saúde da família, prestando atendimento compartilhado, ações nas comunidades e visitas domiciliares.

De acordo com a coordenadora central do NASF no Distrito Federal, realizar a mostra é importante para consolidar o trabalho dos núcleos, que é relativamente novo, e para trocar experiências. “Vamos poder compartilhar os projetos que estão dando certo e, dessa forma, ampliar as boas práticas”.

Serviço

A 2ª Mostra de Experiências Exitosas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família ocorre hoje, das 08h30 às 17h30 no auditório do Hemocentro.