Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/17 às 15h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Nutricionista dá sete dicas para quem quer perder peso

O ideal é adotar uma alimentação saudável permanentemente

BRASÍLIA (20/3/17) – Muitas pessoas têm dificuldade para iniciar uma dieta ou, depois de concluí-la, manter os resultados. Seguir regras restritivas por longos períodos nem sempre é tão fácil. A nutricionista da Secretaria de Saúde e coach em emagrecimento, Brenda Honorato, explica que o melhor é praticar um novo estilo saudável ao longo da vida, não temporariamente. 

“O ideal é adotar uma alimentação saudável para o resto da vida. Essa é a forma mais efetiva para manter os resultados. Porém, o que acontece com a maioria das pessoas é que elas passam a fazer dieta por um período, depois param, e aumentam o peso corporal novamente, o que é conhecido como efeito sanfona”, alertou a profissional.

Segundo ela, as dietas restritivas – como a da proteína ou da sopa – causam muitas frustrações. Com o tempo, as pessoas aumentam o peso porque não conseguem manter o cardápio a longo prazo.

“Emagrecer não é só fazer dieta. Convivemos com pessoas em torno da comida. Então, se você vai a uma festa de aniversário que tem vários carboidratos e não pode consumir, você se torna antissocial. Quem consegue comer a mesma comida tanto tempo? “, questionou.

A profissional também lembra que é importante descascar mais e desembalar menos, ou seja, evitar a ingestão de comidas industrializadas, que contém ingredientes químicos e grandes quantidades de açúcar e sal.

“Compartilhar as refeições com familiares e amigos e saborear comida de verdade, obtida em preparações culinárias, é um dos caminhos mais promissores para alcançar a saúde”, completou.

Confira abaixo as sete dicas:

1- Acredite que você consegue emagrecer! O passo mais importante é acreditar em sua capacidade de alcançar os resultados que deseja! Responda as perguntas: Por que emagrecer é importante para mim? O que vou ganhar quando emagrecer? Quem será beneficiado com o meu emagrecimento, eu e as pessoas que eu amo? Como irei me sentir ao conseguir vestir as roupas que eu desejo? Pense em todas as situações difíceis que você enfrentou e superou! Arranje as forças necessárias para alcançar seus sonhos!!

2- Não se torture na balança. O emagrecimento é um processo, como o ganho de peso. É resultado de meses e anos. Quantas vezes na semana você se pesa? Com tantas variações de peso: inchaço, TPM, clima… Como acreditar? Melhor parâmetro: roupa antiga ? faça marcações nela.

3- Estabeleça uma meta! Tenha clareza sobre quantos quilos deseja perder, em quanto tempo. A meta de perda de peso precisa de uma data para acontecer, escolha um dia para alcançar o resultado desejado. Exemplo: Quero perder 10 kg em cinco meses. Coloque um alerta no celular com a lembrança da sua meta e a pergunta: Você está agindo para alcançar a sua meta?

4- Peça Ajuda! As pessoas ao seu redor devem saber do seu objetivo, da sua meta. Comprometer-se publicamente é excelente. Desafio você a fazer um post nas redes sociais com a sua meta! Explique o seu grande Por quê!

5- Não exclua o que você ama! Não use a palavra excluir e sim substituir. Reduza as quantidades dos alimentos viciantes gradativamente, se possível pela metade, inicialmente. A alimentação deve ser prazerosa. Adote o lema: Tem que ser divertido, se não está divertindo, tem algo errado.

6- Fique atento ao seu comportamento! Adotar novos hábitos alimentares não deve ser sacrifício. A alimentação deve se encaixar na sua rotina, nos seus gostos. Alimentação deve ser prazerosa, nutritiva e cultural! Não deve ser uma relação de amor e ódio, vício e prazer extremo. Adianta usar o alimento como fuga? O problema é resolvido com ele? Temos que aprender a usar o lado racional na hora de se alimentar. Manter um equilíbrio entre prazer, cultura e saúde é essencial!

7- Encontre a melhor companhia para essa nova fase! “Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive” – Jim Rohn. Quem são as cinco pessoas ao seu redor? Veja quem está passando pelo mesmo momento que você e junte forças. O poder da união para alcançar metas em comum é incrível. Busque uma comunidade com objetivos semelhantes aos seus!