Governo do Distrito Federal
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20/01/15 às 13h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Preparo do lanche escolar requer atenção

Dicas sobre conservação dos alimentos e a preferência pelos mais saudáveis

BRASÍLIA (20/1/15) – Durante esse período de volta às aulas, muitos pais ficam com dúvidas sobre o que colocar na lancheira dos filhos como também dos grupos de alimentos que não podem faltar e, até mesmo, aqueles que devem ser evitados. A orientação é de que alimentos mais saudáveis sejam levados à lancheira, icluindo vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos, pois são essenciais.

É importante ressaltar que não se deve colocar na lancheira somente uma fruta, é preciso incluir outros grupos de alimentos, pois as crianças precisam de energia. A quantidade de alimento colocada na lancheira é outro ponto relevante e merece destaque. É necessário, além do bom senso, prestar atenção na quantidade de alimento para que não interfira na próxima refeição, como o almoço, se a criança estiver na escola pela manhã, ou o jantar, quando for o caso.

Conservação
Em relação à conservação do lanche, os pais devem dar preferência às lancheiras térmicas, por conservarem por mais tempo os nutrientes dos alimentos. Além disso, a higienização da própria lancheira deve ser feita regularmente.
Os alimentos devem também ficar separados uns dos outros para que não ocorram mudanças de sabor ou cheiro. É preciso prestar sempre atenção, também, na validade dos produtos.

Sugestões de combinações de lanches
O lanche das crianças não deve ser volumoso ou muito calórico. A criança está em fase de crescimento e o valor nutricional é muito importante para o seu desenvolvimento.
Os pais podem incluir na lancheira escolar:
-Iogurte natural e frutas;
– suco de frutas com bolacha de sal ou peta ou sanduíche;
– suco de frutas com bolo de milho ou de cenoura ou broa de milho;
– suco de frutas com bisnaguinha integral ou sequilhos;
– suco de frutas com pão integral e queijo branco.

Outra informação importante é com relação ao iogurte, por exemplo, que pela manhã bem cedo ele seja colocado no congelador e somente quando a criança for para a escola é que deve ser posto na lancheira. Sobre o suco, que deve ser da própria fruta, a orientação aos pais é que deem preferência por colocá-lo em garrafa térmica, caso contrário, que sigam as mesmas dicas de conservação do iogurte.

Já as frutas devem ser bem lavadas ainda em casa e aquelas como maçã e banana devem ser colocadas na lancheira inteiras, com a própria casca. O mamão e o melão, por exemplo, podem ser cortados e colocados em suporte de plástico ou papel filme. Outra dica é em relação aos sanduíches, que caso não sejam colocados no suporte apropriado, que sejam enrolados em papel alumínio. É importante dar preferência a sucos de frutas ao invés de sucos artificiais ou refrigerantes; preferir queijo branco ao queijo amarelo; biscoitos de sal aos recheados; pão integral ao pão branco; além de evitar salgadinhos industrializados e fritos, doces e chocolates.