Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/15 às 18h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Outubro Rosa é comemorado com mutirão de cirurgias no HRAN

Pacientes em fila de espera por cirurgias de reconstrução de mama serão beneficiadas na ação

BRASÍLIA (23/10/15) – Em parceria com a Sociedade de Cirurgia Plástica (SBPC), a Secretaria de Saúde (SES/DF) irá realizar mutirão de cirurgia mamária reconstrutora, neste sábado (24), no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em comemoração ao mês de combate ao câncer de mama: Outubro Rosa.

“Esse mutirão é de extrema importância, pois irá beneficiar aproximadamente 15 pacientes mastectomizadas que ainda aguardam na fila de espera por uma cirurgia de reconstrução de mama”, ressalta José Adorno, cirurgião plástico do HRAN.
O mutirão também contará com o apoio dos chefes das unidades de cirurgia dos hospitais regionais da Santa Maria, Sobradinho e com a coordenação da presidente da SBCP/DF, Rosângela Santin.

As equipes envolvidas nessa iniciativa ainda poderão contar com 30 cirurgiões plásticos da rede pública e privada de Brasília, somados aos profissionais de anestesiologista, mastologista, médicos-residentes em cirurgia plástica, enfermeiro, técnicos de enfermagem da SES/DF e do Hospital Daher que participarão do mutirão.

De acordo com José Adorno, existem mais de 100 pacientes aguardando cirurgias de primeiro ou outros tempos cirúrgicos para corrigirem os defeitos causados pela neoplasia maligna de mama, isso gera uma demanda muito grande por cirurgias reparadoras na SES/DF.

A ação tem a importância de fomentar o crescimento da cirurgia plástica em serviços da rede pública de saúde, diminuir a fila existente na SES/DF, beneficiando o acesso ao tratamento reparador de boa qualidade feito por especialistas do Sistema de Saúde (SUS).

OUTUBRO ROSA – Movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa é uma conscientização de luta contra o câncer de mama afim de estimular a participação e mobilização da população, empresas e entidades da importância de se prevenir a doença.