Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/13 às 18h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Pacientes do Ambulatório do Hemocentro terão prioridade nos Centro Olímpicos

COMPARTILHAR

Hemocentro e Secretaria de Esportes firmam parceria


A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e a Secretaria de Esportes do Distrito Federal assinarão, nesta quarta-feira (20), às 14h30, um Convênio de Cooperação Técnica para facilitar o acesso dos pacientes com Coagulopatias Hereditárias e Doença Falciforme aos Centros Olímpicos Regionais, distribuídos pelo Distrito Federal.

Desde 2012, o Hemocentro de Brasília oferece atendimento ambulatorial aos pacientes com coagulopatias hereditárias e, a partir deste mês, passou a ser responsável pela coordenação de saúde aos pacientes de Doenças Falciformes.

“Pensamos nesta parceria com o intuito de agregar a prática de esportes gratuita ao tratamento destes pacientes pois a realização de atividade físicas, que é fundamental tanto para a saúde das articulações e dos músculos, quanto para a prevenção de novas hemorragias, no caso dos pacientes com hemofilia”, diz a diretora-presidente da FHB, Beatriz Mac Dowell Soares.

Beatriz acrescenta que além das atividades físicas reforçarem a estrutura muscular dos pacientes, também são importantes para melhorar a autoestima e liberar hormônios, a exemplo da endorfina, que aliviam dores e geram sensação de prazer e bem-estar.

O encaminhamento para os Centros Olímpicos Regionais será feito conforme a demanda. Os médicos assistentes dos pacientes com coagulopatias hereditárias e doença falciforme elaborarão um relatório encaminhando os pacientes para as atividades físicas mais apropriadas . Este relatório será entregue ao Serviço Social da FHB do Ambulatório do Hemocentro que encaminhará o paciente para o Centro Olímpico onde haja o tipo de atividade recomendada, sempre procurando lotá-lo o mais próximo de sua residência.

Por Lena Nardelli, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226