Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/19 às 13h33 - Atualizado em 13/12/19 às 16h35

Pacientes do Hospital de Base festejam Natal com ceia

Atividades têm como objetivo humanizar ainda mais o atendimento aos pacientes internados

 

Ceia natalina com direito a peru, chester, arroz, salada e sobremesa, preparada com orientação nutricional, foi servida aos pacientes internados na Unidade de Ortopedia do Hospital de Base (HB), na noite desta quinta-feira (12). Além do jantar, também oferecido aos acompanhantes e preparado pela Pastoral da Sopa da Catedral Rainha da Paz, houve entrega de panetones e brindes.

 

“É um sonho ter essa ceia aqui, porque é o que todo mundo quer: confraternizar no Natal. Eu já recebi o jantar pelo hospital, mas vou comer de novo, porque o cheiro está muito bom”, disse Wagner Souza, 29 anos, vítima de um acidente de moto e internado há dez dias.

 

A mãe do paciente, Maria dos Reis, 52 anos, que veio de Minas Gerais para acompanhar o filho, também participou. “Ter um momento como esse nos anima demais. Ajuda a tirar a tristeza que está no coração por ver o filho acidentado, mas graças a Deus ele já fez a cirurgia”, comemorou.

 

“Pedimos ajuda aos amigos para proporcionar esse jantar. Estamos aqui para servir todos os pacientes e seus familiares e também contamos com a colaboração do Círculo de Oração e Vida, Legião de Maria”, disse a Soraya dos Santos, que é da Pastoral da Sopa.

 

A técnica de enfermagem, Gianni Goulart, lembrou que esse é o quarto ano consecutivo. A ceia é feita para os pacientes com apoio do grupo da igreja, dos profissionais que atuam no andar da ortopedia e do Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV).  “Para nós é muito gratificante promover esse momento, porque os pacientes ficam bastante felizes, já que muitos vão passar essa data internados e longe da família”, afirmou.

 

MÚSICA – Logo na entrada do jardim do Hospital de Base, nesta sexta-feira (13),  era possível ouvir as músicas entoadas pelo coral do projeto Natal Candango, que apresentou o musical Nasceu em Nós. Aproximadamente 40 pacientes que estão internados no Hospital de Base puderam assistir à apresentação. Ao entrar no espaço, a decoração era formada por cartões escritos pelos próprios pacientes com desejos para os próximos anos.

 

“Agradeço muito ao Hospital de Base, que me tratou muito bem. Estou realizando o desejo de caminhar. Agradeço ao meu cirurgião, Dr. Bruno. Desejo muitas bênçãos a todos”, dizia um dos cartões. “Quero, Deus, minha saúde. Quero voltar [para casa] para seguir a minha vida; Deus é maravilhoso”, expressava outro cartão.

 

Os cartões foram escritos pelos pacientes das 10 enfermarias ao longo do mês de dezembro. “Essa ação é um trabalho realizado com a equipe da Saúde Funcional, formada por fisioterapia e terapia ocupacional, em que os pacientes confeccionam as lembranças colocadas na árvore de Natal e colocam nelas os desejos para os próximos anos”, informou a gerente de Atenção Multiprofissional, Ludmilla Figueiredo.

 

Além de ter a presença do coral, os pacientes receberam lembrancinhas e brindes doados pelos profissionais e pelos integrantes do projeto. Entre os itens, havia panetones, brinquedos, garrafinhas.

 

FÉ – No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), um culto foi realizado em celebração ao Natal e ao Ano Novo. “Nossa missão é trazer acolhimento para quem precisa e fazer a diferença na vida das pessoas que estão passando por momentos difíceis. Mostrar que é possível, na saúde, oferecer atendimento de qualidade para a população”, ressaltou o superintendente adjunto do HRSM, Joelmir Pessoa.

 

Ascom/Iges-DF

Fotos: Davidyson Damasceno/Iges-DF