Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/05/20 às 19h26 - Atualizado em 27/05/20 às 13h27

Pacientes do Hran recebem alta da UTI após vencerem a Covid-19

COMPARTILHAR

“Alta dupla” ocorreu nesta terça-feira (26) e é considerada “raridade” pela equipe médica

 

JOHNNY BRAGA E JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Mais dois brasilienses venceram a Covid-19 após permanecerem por vários dias internados, em tratamento, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Guilherme dos Santos Portela, 29 anos, e Elis Jaklenes da Costa Mendes, 35 anos, receberam alta da UTI, na tarde desta terça-feira (26), e estão em observação na enfermaria da unidade.

 

A “alta dupla” é considerada “raridade” pelos profissionais de saúde do Hran. Os pacientes ficarão sob os cuidados da equipe médica durante 48 horas e, após esse período, serão avaliados pela equipe multidisciplinar e poderão, finalmente, retornar ao conforto da família.

 

“Eles serão avaliados por uma equipe multiprofissional, com fisioterapeutas e nutricionistas. Em casos em que a pessoa fica acamada muito tempo, é necessário ter toda uma avaliação para saber como foi a perda muscular e como está a coordenação motora”, explica o chefe da Pneumologia do Hran, Paulo Feitosa.

 

Guilherme não tem nenhuma comorbidade e ficou internado por 48 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele deu entrada no dia 8 de abril no Hran.

 

“Este paciente ficou em estado gravíssimo, tememos muito pela vida dele, mas agora ele está bem. Isso mostra que essa doença acomete não só idosos, mas pessoas de todas as idades”, afirma Paulo Feitosa.

 

Elis é técnica de enfermagem do Hospital de Base e também não possui comorbidades. Ela deu entrada no Hran no dia 17 de maio e ficou 11 dias internada na UTI.

 

A saída da UTI foi comemorada pela equipe multiprofissional do HRan. Sob aplausos, os dois pacientes foram direcionados à enfermaria e, agora, têm a vitória para comemorar junto com seus entes queridos.

 

Veja o momento em que eles deixam a UTI: