Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/18 às 17h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Pacientes do São Vicente de Paulo participam de atividades artísticas e culinárias

COMPARTILHAR

 

 

Parede externa do hospital virou tela para os aprendizes de grafite. Fotos: Matheus Oliveira

 

 

Uma das paredes de uma pracinha dentro do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) ganhou mais vida nesta quarta-feira (16).

 

Pacientes receberam sprays de tinta e usaram a criatividade para se expressar no muro durante uma oficina de grafite. Teve nome de filhos, frases e até símbolos de times em meio a desenhos de grafiteiros da cidade. Além disso, um saxofonista animava o encontro tocando para os participantes.

 

Cerca de 30 pacientes participaram das atividades. “Além da oficina, colocamos música e quem não quis desenhar, acabou dançando funk, música sertaneja e outros ritmos, junto com servidores do hospital”, conta o diretor Administrativo da unidade e também artista plástico, Vittor Ibanes.

 

 

A oficina de grafite teve participação de aproximadamente 30 pessoas. Foto: Matheus Oliveira

 

 

Ao mesmo tempo, na Cantina Terapêutica, outros 20 pacientes aprendiam a fazer pizza.

 

“Eles fizeram a massa, o recheio, montaram e colocaram para assar. Ao final, todo mundo comeu”, detalha o diretor.

 

Durante a tarde, foi apresentado o filme ‘Nise – O coração da loucura’ aos servidores. “O filme trata da questão antimanicomial. Após assistir, os servidores terão momento de debater sobre o assunto, refletir os temas abordados e nossa realidade e como aprimorar mais a nossa atuação junto aos pacientes”, explica Vittor Ibanes.

 

Produção de pizzas foi todo consumida durante os eventos. Foto: Matheus Oliveira

 

SEMANA – As oficinas fazem parte das atividades propostas para a Semana de Luta Antimanicomial do HSVP, que vai até sexta-feira (18). Amanhã (17), estão previstos atendimento em ônibus odontológico, competição de futebol e queimada na quadra nova e participação do grupo Sagrado Riso.

 

“Também conseguimos uma parceria para exame de biorressonância, um exame detalhado para descobrir alergias e intolerâncias alimentares. Temos 20 vagas”, conta o diretor administrativo.

 

Na sexta-feira (18), haverá o lançamento do selo de Responsabilidade Social e as comemorações se encerram com um desfile de moda com peças produzidas por pacientes, com o apoio da estilista Fernanda Ferrugem.

 

A programação da semana começou na segunda-feira (14). Desde então, houve cinema ao ar livre com direito a pipoca e chocolate quente, oficina de bordado, oficina de ioga e práticas integrativas.

 

TEXTO: Alline Martins, da Agência Saúde

 

Semana da Luta antimanicomial HSVP