Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes – SESDF

Como funciona a Estratégia Saúde da Família no Distrito Federal?

A Estratégia Saúde da Família é uma forma de organizar os serviços de saúde aproximando os profissionais de saúde da população, conhecendo as necessidades de saúde e resolvendo até 85% das demandas dos usuários. Os serviços de atenção primária, chamados de Unidades Básicas de Saúde (antigos centros de saúde ou postos de saúde), são responsáveis pela assistência à uma população definida. Cada cidadão tem agora uma UBS de referência a partir do seu endereço de moradia. Encontre a sua UBS de referência.

Cada UBS conta com equipes saúde da família (ESF) compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser complementadas ainda por dentista e técnico em higiene dental. Nesse modelo, você e sua família (caso residente no mesmo local) terão sempre uma equipe de referência com quem contar. Como essa equipe está apta a atender bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, o acompanhamento com a mesma equipe se dá ao longo das diferentes fases da vida.

Nas Unidades Básicas de Saúde você conta com ações de promoção, prevenção e tratamento, incluindo pré-natal, cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, curativos, vacinas, entre vários outros serviços. Confira aqui a ação e serviços que as UBS oferecem.

  1. Quais são os profissionais que fazem parte da minha equipe de referência?

Com a mudança do modelo de saúde do Distrito Federal cada equipe de saúde é composta por médico de família, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A equipe pode ser complementada também com equipe de saúde bucal, que inclui dentista e técnico de higiene dental. Esses profissionais atuam conjuntamente com o apoio e auxílio das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), compostas por outras especialidades (fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e/ou assistente social) de acordo com as demandas em saúde.

  1. Quantas Unidades Básicas de Saúde têm no Distrito Federal?

O número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) não é sempre o mesmo, passando por mudanças com novas inaugurações, reaberturas ou readequação de Unidades. Você encontra o quantitativo atual, assim como o número por Região de Saúde ou por Regiões Administrativas aqui.

 

  1. Como saber qual é a minha Unidades Básica de Saúde de referência?

Cada UBS é responsável pelo cuidado da saúde de uma população definida. Para localizar sua UBS de referência, consulte aqui a partir do endereço da sua casa.

 

  1. Minha Unidade Básica de Saúde teve alteração no nome?

Em 2017 todos os serviços da atenção primária foram padronizados para denominação de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os Centros de Saúde, Clínicas da Família, Postos de Saúde, entre outros, agora são chamados de Unidades Básicas de Saúde. Encontre o nome atual da sua UBS de referência.

 

  1. É obrigatório apresentação de comprovante de endereço e documentos pessoais (CPF, RG, Certidão de Nascimento) para ser atendido nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal?

Não, o comprovante de residência pode ser solicitado para facilitar o cadastramento do usuário na Unidade de Saúde, mas não pode ser exigido como condição para o atendimento. Segundo a lei nº 7.115/1983, a própria declaração feita pelo usuário, registrada em documento com assinatura, e que conste a sua residência já é o bastante para efeitos de comprovante de residência. Lembrando que, caso o usuário seja da área de abrangência da equipe, as visitas domiciliares serão realizadas no endereço indicado de acordo com a necessidade e o planejamento da equipe de saúde.

 

  1. Sou morador de fora do Distrito Federal, posso ser atendido nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal?

O acolhimento em qualquer Unidade Básica de Saúde está garantido a todo cidadão, e a partir disso, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de urgência), agendamento (para residentes na área de abrangência da equipe/unidade) ou referenciamento à unidade de saúde responsável pelo território de residência do usuário. Cada município deve ter seu serviço de atenção primária ou atenção básica. As ações em saúde, compras de medicamentos, vacinas, insumos e outros materiais, contratação de profissionais são planejadas de acordo com a população de cada cidade.

 

  1. Posso vacinar em qualquer Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal?

Sim, você pode se vacinar em qualquer Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal que disponibilize esse serviço. Confira aqui as UBS que realizam vacinação no DF.  No entanto, recomendamos que você procure a unidade básica de saúde de sua referência aqui para já conhecer a sua equipe, serviços e cuidados oferecidos.

 

  1. Qual o horário de funcionamento da minha Unidade Básica de Saúde?

O horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde varia de acordo com o tipo da Unidade e a quantidade de equipes que nela atuam. Verifique aqui o horário de funcionamento da sua UBS de referência.

 

  1. Minha Unidade Básica de Saúde fecha durante o horário do almoço?

Todas as Unidades Básicas de Saúde devem estar abertas ao público interruptamente desde o horário de abertura até o horário de fechamento.

  1. Quais são os serviços de saúde que irei encontrar em uma UBS?

A relação dos serviços prestados nos serviços públicos consta em um documento chamado Carta de Serviços. Esse documento informa ao cidadão os serviços prestados pelo estabelecimento. Acesse a Carta de Serviços das Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal.

 

  1. Os cuidados para hipertensão, diabetes, gestante, idoso, mulher, criança, homem ainda acontecem nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal?

Sim, todos esses cuidados continuam sendo oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde. Agora com o diferencial de que pessoas nos diferentes ciclos de vida (recém-nascido, criança, adolescente, adulto e idoso), são acompanhadas pela mesma equipe de referência, com profissionais qualificados para o cuidado à sua saúde durante todas as fases da vida.

  1. O que é o Cartão do SUS?

O Cartão Nacional De Saúde (Cartão SUS) é um documento que possibilita a identificação do usuário ao utilizar o Sistema Único de Saúde – SUS. O cadastro é o registro oficial que identifica você para o SUS com suas informações de saúde.

Para fazer o cadastro do SUS, o usuário deverá comparecer a uma UBS munido de carteira de identidade e o CPF. É importante já levar também o comprovante de residência para já inclui-lo no cadastro e deixá-lo completo. Para os menores de 16 anos que não possuem CPF será necessário a Certidão de Nascimento ou Declaração de Nascidos Vivo – DNV.

O Usuário que já possui o Cartão SUS, deve informar na UBS alterações de dados existentes no cadastro, como: nome, estado civil, telefone, número de documentos, endereço e outros.

Você pode verificar se já possui o Cartão do SUS aqui.

  1. Como ocorre o acesso a outros serviços/profissionais da rede de atenção à saúde?

A principal forma de acesso ao SUS no Distrito Federal acontece na Unidade Básica de Saúde, com acolhimento pelas equipes de Saúde da Família.  As equipes são formadas por médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde, qualificados para atender as principais necessidades de saúde da população. Entre 70 e 85% dos problemas de saúde são resolvidos pela própria equipe. Caso necessário, a equipe pode solicitar apoio aos profissionais da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica (Nasf-AB) (essas equipes podem contar com psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e/ou farmacêutico).

Caso seja necessário, ou, a partir de critérios clínicos (protocolos), poderá ser encaminhado a outros serviços (Policlínicas, Hospitais, Centros Especializados, Centro de Atenção Psicossocial, entre outros). Mesmo que você seja encaminhado, a sua equipe de referência permanece a mesma na UBS para continuidade do cuidado e demais ações que sejam necessárias.

  1. Como faço para registrar uma reclamação, sugestão, elogio sobre o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal?

A ouvidoria é um importante meio de interlocução entre o cidadão e administração pública. Assim, é importante o registro de elogios, sugestões, solicitações e/ou reclamações para que possamos melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Aqui você encontra o link de acesso da Ouvidoria do Distrito Federal para registrar a sua manifestação. Essa é a via oficial prioritária para manifestações, para que possamos identificar e monitorar as demandas dos cidadãos.

Caso deseje falar diretamente na Unidade Básica, aqui você encontra o Gerente responsável e telefone da unidade.