Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/15 às 17h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Pesquisa inédita sobre profissionais de enfermagem será lançada em Brasília

COMPARTILHAR

Estudo abrange mais de 1,6 milhão de trabalhadores do país

BRASÍLIA (5/5/15) – Será lançada nesta quarta-feira (6), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, maior estudo da América Latina sobre a categoria profissional. Inédito, o estudo abrange mais de 1,6 milhão de trabalhadores, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares.

“Traçamos o perfil da grande maioria dos trabalhadores que atuam no campo da saúde. Trata-se de uma categoria presente em todos os municípios, fortemente inserida no SUS e com atuação nos setores público, privado, filantrópico e de ensino”, observa a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado. Ela ressalta que a pesquisa contemplou não só profissionais na ativa, mas também aposentados.

O estudo, conduzido pela Fiocruz e o Cofen, aponta desgaste profissional em 66% dos entrevistados e uma forte concentração de profissionais de enfermagem na Região Sudeste. No quesito mercado de trabalho, 59,3% das equipes de enfermagem encontram-se no setor público; 31,8% no privado; 14,6% no filantrópico e 8,2% nas atividades de ensino.

“Os dados possibilitarão conhecer a realidade dos profissionais de enfermagem do Brasil, visando aprimorar, cada vez mais, os serviços prestados por eles, além de fornecer informações para subsidiar a construção de políticas públicas voltadas para a categoria, o que beneficiará toda a sociedade”, esclarece a coordenadora-geral.

Os resultados da pesquisa estão sendo divulgados durante as atividades do Mês da Enfermagem. O estudo tem apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

SERVIÇO
Lançamento da Pesquisa Enfermagem no Brasil
Data: quarta-feira (6/5)
Horário: a partir das 10h
Local: Hotel Quality (SMAS, trecho 3, conj. 2, bloco A), Brasília