Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/14 às 13h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Planaltina ganha novo banco de leite

RNA 1714

Instalações reformadas facilitam a coleta de leite

BRASÍLIA (19/12/14) – A população de Planaltina recebeu, na manhã desta sexta-feira, as novas instalações do Banco de Leite da cidade. A reinauguração ocorreu no mesmo dia em que a unidade completa 30 anos.

“É um privilégio estar participando desse ato. O banco de leite de Planaltina sempre foi exemplo para os outros. Essa nova estrutura é um grande ganho para a comunidade”, frisou a secretária de Saúde, Marília Coelho Cunha, durante visita à unidade.

A coordenadora de Saúde da Regional de Planaltina, Mônica Rodrigues, aproveitou para elogiar a dedicação dos servidores do banco de leite. “Apesar de todas as dificuldades, essa equipe sempre trabalhou junto e sempre fez um trabalho de excelência. Essa união tem dois prêmios em processo de trabalho”.

Grande parte das paredes internas do banco de leite foi quebrada e as obras duraram nove meses. Foram criadas as salas de ordenha, onde as mães podem extrair leite de maneira mais cômoda, um banheiro adaptado para deficientes físicos e uma sala de paramentação, onde os trabalhadores vestem a roupa adequada para entrar na sala de pasteurização.

“Antes, eram menos cômodos e maiores. A estrutura física contribuía com que, às vezes, processos como o de pasteurização fossem feitos duas vezes. Havia muito cruzamento de fluxo. Agora está tudo certinho e fica mais seguro para trabalhar assim. Aproveitaremos mais leite”, explica a coordenadora do banco de leite de Planaltina, Marina Biaggini.

Além de autoridades e servidores da Saúde, compareceram à cerimônia de reinauguração do banco de leite parte das 40 doadoras ativas da cidade, que aproveitaram para realizar confraternização de fim de ano.

O banco conta com 11 funcionários, sendo um pediatra, uma enfermeira, uma nutricionista e técnicos de enfermagem. O atendimento à população funciona das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira e, aos sábados e domingos, das 8h às 12h.

A unidade de Planaltina coleta cerca de 100 litros por mês, e já realizou, este ano, quase 10 mil atendimentos. Para doar, é preciso ligar no número 160 e selecionar a opção 4 (Central de Doação).

 

 RNA 1716 RNA 1705